"Um grito da juventude por democracia e participação", diz ANPG

Diante do novo panorama social dado após as manifestações que vêm ocorrendo desde 6 de junho, contra o aumento da tarifa, a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), que já havia se posicionado no documento enviado pelos movimentos sociais à presidenta Dilma, divulgou uma carta em apoio à mobilização. "Iniciadas pela justa pauta de redução do valor das passagens de transporte, tais marchas assumem o caráter de um grito da juventude por mais democracia e participação", diz trecho.

Leia também:
Carta aberta dos movimentos sociais à presidenta Dilma Roussef
 

Íntegra da carta:

A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) apoia e participa das manifestações que ocorrem por todo o país. Iniciadas pela justa pauta de redução do valor das passagens do transporte público nas capitais brasileiras, tais marchas assumem o caráter de um grito da juventude por mais democracia e participação. Trata-se da expressão do sentimento de que o povo nas ruas é capaz de promover mudanças, apresentada por uma população historicamente excluída da vida política do país.

Continuaremos participando dos atos e convocamos as Associações de Pós-Graduandos e o conjunto dos pós-graduandos brasileiros a se mobilizarem também junto às organizações políticas dos trabalhadores e da juventude por suas reivindicações.

Dessa maneira, a ANPG se posiciona veementemente contrária às ações de violência sofridas por militantes de partidos, grupos políticos e entidades sindicais nas manifestações. É preciso combater todo o tipo de manipulação, seja oriunda da grande mídia, seja de setores conservadores. Consideramos que as mudanças estruturais que nos permitam construir um Brasil cada vez mais democrático e justo só podem ser obtidas com a unidade e democracia dentro do próprio movimento.

Por isso, nos dirigimos à Dilma para que cumpra sua palavra e faça com que seu governo “escute as ruas” e faça outra política com ações mais incisivas de distribuição de renda, regulamentação da mídia, trabalho decente, moradia digna e saúde e educação de qualidade.

Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG)