Daniel Almeida avalia como positivos os “pactos pelo Brasil”

O presidente do PCdoB-BA e deputado federal Daniel Almeida avaliou como positivas as medidas anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff, em resposta à onda de protestos que acontecem em todo o país. Os cinco “pactos pelo Brasil”, como chamou Dilma, foram anunciados na última segunda-feira (24/6), durante uma reunião com governadores e prefeitos de todas as 27 unidades da federação, em Brasília.

“Em geral, as medidas têm sentido positivo. Ter feito isso em uma reunião com governadores e prefeitos mostra a pactuação entre os entes federados. É necessário fazer essa pactuação e com rapidez, levando sempre em conta o diálogo com a sociedade”, destacou.

O deputado lembrou que a reforma política, um dos itens anunciados no pacote [que contempla ainda mudanças na saúde, educação, economia e transporte público], sempre foi uma bandeira levantada pelo PCdoB. “Sempre defendemos uma reforma democrática, que inclua os segmentos excluídos da política”.

Mas, apesar de positiva, a lista anunciada pela presidenta deixou algumas lacunas, avaliou Daniel. “Faltou a presidenta falar em segurança pública, que também é algo importante e urgente. Nesse pacote, não vi nada sobre segurança”.

Para ele, os investimentos em segurança incluem ampliação e qualificação dos policiais, para que haja, assim, qualificação também na prevenção e investigação dos crimes. Mudanças no judiciário também são necessárias, segundo ele, para dar celeridade aos processos judiciais.

No item controle da inflação, o parlamentar sugeriu que ele fosse feito acompanhado de políticas de redução de juros e do superávit primário e de um câmbio sob controle. “As medidas precisam favorecer a indústria nacional e a competitividade do Brasil”, defende.

 O Vermelho reproduziu a avaliação item por item das cinco medidas anunciadas pela presidenta, feita por Daniel Almeida. Confira.

1 – Reforma Política (feita através de um plebiscito e que transforme corrupção em crime hediondo)

Esses são os dois temas que aproximam do segmento das ruas. É natural e é justo que se cobre ações mais ofensivas no combate à corrupção. Então, nós temos concordância. Não só o combate à corrupção dolosa, como outras medidas permanentes.

Com o plebiscito, a presidenta busca transferir a deliberação para a sociedade, o que consideramos positivo. Não acreditamos em reforma política sólida e forte sem a sociedade. A dúvida é sobre as condições jurídicas e políticas. Espero que as análises tenham sido feitas.

2 – Estabilidade econômica com controle da inflação

O controle da inflação é uma conquista da sociedade e é preciso mantê-lo. Falta nessas medidas algo como a política de redução de juros e do superávit primário e o câmbio sob controle que favoreça a indústria nacional e a competitividade do Brasil. Só o controle é insuficiente.

3 – Aceleração na aplicação dos investimentos existentes, envio de médicos a cidades que não dispõem desses profissionais de saúde.

A saúde é um tema de grande preocupação da sociedade. Nossa saúde é muito deficitária. É preciso aumentar o número de médicos e redistribuir os profissionais no território brasileiro. Isso precisa estar acompanhado de investimentos em vagas de medicina e em unidades de saúde.

Contratação de médicos estrangeiros é uma solução positiva, mas momentânea. É um caminho até a reestruturação da saúde. Defendemos elevar os gastos de saúde a 10% do PIB.

4 – Mais metrôs, VLTs e corredores de ônibus

Esse é um ponto central. As grandes cidades vão acumulando, ao longo dos anos, problemas de mobilidade e uma hora a coisa explode. É preciso de um grande e intenso investimento em mobilidade urbana, que inclua também outras alternativas, como as ciclovias.

A direção de investir em transporte de massa é positiva, mas precisa de um ritmo acelerado. É preciso de data.

5 – 100% dos royalties do pré-sal para Educação

Concordância total nossa. É algo que se deve fazer imediatamente.

De Salvador,
Erikson Walla