Deputados querem recursos do Orçamento para qualificar carnaval 

Dirigentes e representantes de associações e agremiações de escola de samba lotaram o plenário da Comissão de Cultura da Câmara, nesta terça-feira (25), para debater a cadeia produtiva da economia do carnaval. Na audiência pública, os debatedores enalteceram a importância econômica e social do evento e defenderam ações para fortalecer a festa mais popular do País. Os parlamentares se comprometeram a buscar recursos no Orçamento para o carnaval.

Deputados querem recursos do Orçamento para o carnaval - Agência Câmara

“Pela primeira vez, o carnaval foi tema de audiência na Câmara. E nessa reunião foi organizada a criação de um Grupo de Trabalho (GT), com pessoas indicadas pelas ligas de escolas de samba, para apresentar propostas ao governo federal”, explicou o deputado Paulo Ferreira (PT-RS), que propôs o debate.

De acordo com o parlamentar, o GT vai propor, ainda neste ano, ideias para melhorar a infraestrutura, a inovação e a qualificação profissional no carnaval. “E os deputados da Comissão de Cultura vão tentar garantir recursos no Orçamento para o setor”, revelou.

Para o coordenador-geral da pesquisa “Cadeia Produtiva da Economia do Carnaval” e professor da universidade Cândido Mendes, Luiz Carlos Prestes Filho, o carnaval é “mais do que uma festa”, é uma atividade econômica importante para o País. “É uma atividade econômica que gera emprego e renda. Responde sozinho por 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do País e 5% do montante total movimentado pelo turismo nacional”, afirmou.

O pesquisador disse ainda que, apenas neste ano, foram investidos R$ 172 milhões em recursos públicos para o carnaval nos 27 estados. “Mas, se compararmos esse investimentos com o realizado em outras áreas, veremos que é desproporcional os benefícios em relação aos valores gastos”, ressaltou. Apenas no Rio de Janeiro, segundo Prestes Filho, a atividade econômica do carnaval neste ano movimentou R$ 1,2 bilhão e gerou 213 mil empregos diretos.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara