Legislativo concorda com plebiscito sobre reforma política

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou que houve um entendimento entre o Executivo e o Legislativo para que seja feito um plebiscito sobre a reforma política. “A ideia é consultar a sociedade sobre os pontos polêmicos da reforma”, disse Alves após participar de reunião no Palácio do Planalto com a presidente da República, Dilma Rousseff, o vice-presidente, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros.

 Alves não quis antecipar quais seriam esses pontos e disse que a própria presidente da República, Dilma Rousseff, iria fazer sugestões assim como os deputados e senadores e, após a consulta à sociedade, os temas aprovados seriam votados em projetos de lei ou propostas de emenda à Constituição.

“Todas as propostas que forem apresentadas, pela presidenta, pela sociedade civil, serão bem-vindas. Faremos um grupo de trabalho para que, no segundo semestre, uma reforma política possa ser aprovada por esta Casa”, acrescentou.

A última tentativa da Câmara de votar a reforma política foi em abril, mas o relatório apresentado pelo deputado Henrique Fontana (PT-RS) não conseguiu consenso e sequer chegou a ser discutido em plenário. Fontana, entre outros pontos, propôs o financiamento público exclusivo das campanhas eleitorais, coincidência das eleições em 2022 e fim das coligações proporcionais.

Com agências