Nave chinesa regressa com sucesso à Terra

A cápsula de retorno da nave espacial chinesa Shenzhou-10 aterrizou com sucesso por volta das 8 horas da manhã desta quarta-feira (horário local) no distrito de Siziwang, na Região Autônoma da Mongólia Interior, norte da China.

Nie Haisheng, Zhang Xiaoguang e Wang Yaping, da Shenzhou - 10 - www.news.cn

Após a aterrizagem, os três astronautas sairam da cápsula com segurança. O comandante-geral do programa espacial tripulado Zhang Youxia anunciou o sucesso da missão da nave Shenzhou-10.

O vice-premiê chinês, Zhang Gaoli, leu uma mensagem enviada pelo Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), o Conselho de Estado e a Comissão Militar Central para congratular e cumprimentar astronautas e membros que participaram da missão espacial.

No texto, Zhang afirma que o sucesso da missão Shenzhou-10 consolida a tecnologia de acoplamento espacial do país e marca uma vitória para a segunda etapa do programa espacial tripulado da China. A China poderá avançar agora para a construção de uma estação espacial.

A nave Shenzhou-10 foi lançada no dia 11 deste mês. Dois dias depois, a nave realizou um acoplamento automático com o módulo de laboratório espacial Tiangong-1.

No dia 20, os três astronautas realizaram uma série de experiências no módulo e deram uma aula no espaço aos adolescentes chineses. Três dias depois, a Shenzhou-10 realizou um acoplamento manual com o Tiangong-1.

No dia 24, o presidente chinês Xi Jinping conversou com os três astronautas. No dia seguinte, a nave acoplou com o módulo na parte traseira deste, após voar ao redor do mesmo.

Astronautas chegam a Pequim

Os três astronautas chineses que estiveram a bordo chegaram a Pequim na tarde desta quarta em um avião fretado, depois de terminar a missão espacial tripulada.

Nie Haisheng, Zhang Xiaoguang e Wang Yaping retornaram à Terra hoje pela manhã, aterrissando na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte da China.

Eles vão entrar em um período de quarentena médica, durante o qual receberão exames e avaliações de saúde.

Nova geração de foguetes

Ao mesmo tempo, o governo da China revelou que lançará uma nova geração de foguetes com maiores capacidades de carga durante o período do 12º Plano Quinquenal (2011-2015), segundo afirmou nesta quarta-feira (26) Yuan Jie, vice-gerente geral da Companhia de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China.

"Os foguetes em serviço não podem atender a demanda da futura estação espacial tripulada. Precisamos de foguetes com maiores capacidades de transporte", disse Yuan.

Ele apresentou os novos membros mais representativos da família de foguetes com maiores capacidades de carga: o Longa Marcha-5 de grande porte e o Longa Marcha-7 de médio porte.

O foguete transportador Longa Marcha-5 é o foguete em desenvolvimento com maior capacidade de transporte na China e será usado principalmente no lançamento da estação espacial tripulada, disse Yuan, acrescentando que este tem capacidade de carregar carga útil de 20 toneladas para a órbita próxima da Terra.

O foguete transportador Longa Marcha-7, com uma capacidade de transporte de 13 toneladas para a órbita próxima da Terra, transportará a aeronave de carga para a futura estação espacial tripulada, disse.

A nova geração de foguetes contam com numerosas novas tecnologias. Particularmente, eles adotam novos motores com propelentes liquefeitos não tóxicos nem poluentes que são mais seguros e ambientalmente amigáveis, disse Yuan.

Os dois tipos de foguetes serão lançados em um novo site de lançamento na Província de Hainan, sul da China, e em geral, o desenvolvimento dos novos foguetes está em bom andamento, segundo Yuan.

"O voo de estreia será realizado durante o período do 12º Plano Quinquenal", disse.

Fonte: Rádio Internacional da China