Médicos advertem sobre "demência digital"

Médicos da Coreia do Sul registraram um aumento da demência digital entre os jovens, que se tornaram tão dependentes dos aparelhos eletrônicos que já não conseguem lembrar alguns detalhes cotidianos como seus números de telefone.

Segundo o diário britânico The Telegraph, o país asiático, um dos mais desenvolvidos em questões de tecnologia digital, é também um dos mais propensos a que seus cidadãos tornem-se viciados em aparelhos digitais e Internet. Um "mal" detectado em adultos e crianças a partir dos anos 1990 e que se traduz na deterioração das capacidades cognitivas, sintomas que são mais frequentes em pessoas que sofreram alguma lesão cerebral ou alguma doença psiquiátrica.

"O uso excessivo de smartphones e de jogos eletrônicos coloca obstáculos ao desenvolvimento equilibrado do cérebro", explica Byun Gi-won, médico do Centro de Equilíbrio Cerebral de Seul, ao diário Korea JoongAng Daily. "Alguns usuários são mais propensos a desenvolver o lado esquerdo de seu cérebro mais que o direito, deixando o último sem explorar o pouco que desenvolveu", disse.

O lado direito do cérebro está relacionado com a concentração, pelo que poderia afetar a atenção e o desenvolvimento da memório, o que suporia que em 15% desses casos, haveria o surgimento precoce de demência.

A situação parece estar piorando. De acordo com o relatório dos médicos, a porcentagem de pessoas entre 10 e 19 anos que utiliza smartphones durante mais de sete horas por dia é de 18,4%, cerca de 7% a mais que no ano passado. Segundo o neurologista alemão Manfred Spitzer, autor do livro Demência Digital, o déficit no desenvolvimento do cérebro é irreversível.

Fonte: Russia Today