Paraguaios protestam contra corrupção e por melhores serviços

Centenas de pessoas, membros de diferentes grupos e associações populares, protestaram nesta quarta-feira em volta do Senado do Paraguai em Assunção para criticar a corrupção política e exigir melhores serviços públicos.

Protesto Paraguai

O protesto foi organizado pelos mesmos movimentos sociais e associações que na última sexta levaram às ruas aproximadamente 3 mil pessoas para protestar contra um projeto de lei que previa um aposentadoria para os legisladores com apenas dez anos de contribuição social e sem a necessidade de esperar a idade legal de 55 anos.

Após a manifestação, a Câmara dos Deputados do Paraguai a lei das "aposentadorias de luxo", como ficou conhecida pelos cartazes nas manifestações.

"Sua gestão prejudica a educação superior, temos o mesmo modelo do Chile e dos EUA e todas as famílias estão sufocadas por uma dívida gigante. Exigimos um direito constitucional: educação para todos", disse Alejandro Ponze, membro da Frente Estudantil pela Educação que hoje reivindicava mais investimentos na universidade pública.

Rosa Vacheta, coordenadora do grupo "Poder Ciudadano", afirmou que protestava contra a Inspeção Técnica de Veículos (ITV), recém implantada pelo Legislativo, porque "é uma fraude".

"O que querem é cobrar pelo serviço sem que isso signifique uma melhora das ruas que estão todas esburacadas. Eles querem que compremos carros do primeiro mundo, mas, no entanto, temos ruas de terceiro mundo", disse Rosa.

No próximo domingo (30), os senadores e deputados elegidos nas eleições de 21 de abril, em que também foi eleito o presidente, o colorado Horacio Cartes, vão jurar seus cargos para um novo mandato de cinco anos.

Com Efe