Militares russos "caçam" jovens programadores

O Ministério da Defesa da Rússia está iniciando um amplo programa de recrutamento dirigido aos jovens talentos da programação de computadores no país. O objetivo, segundo declaração dada nesta quinta-feira (4), pelo chefe da pasta, Serguei Choigu, é desenvolver um novo software para as forças armadas russas.

Os programadores serão recrutados logo após o término da faculdade e encaminhados a unidades de pesquisa científica para trabalharem na criação de “um software que o exército precisará dentro dos próximos cinco anos”, afirmou o ministro russo, em reunião com reitores universitários, sem, entretanto, especificar as finalidades de tal programa.

As novas unidades de pesquisa devem ajudar a formar, segundo Choigu, uma nova geração de pessoas responsáveis pelo avanço da ciência militar no país. As Forças Armadas russas estão no meio de um vasto programa de reformas, que incluem a transição gradual para um sistema totalmente voluntário de serviço militar, e o reequipamento faz tropas com armas mais modernas.

Fonte: Diário da Rússia