Cooperação: Putin, Evo e Maduro encontram-se na Rússia

O presidente russo Vladimir Putin celebra encontros bilaterais, nesta terça-feira (2), com seus homólogos da Bolívia, Evo Morales, e da Venezuela, Nicolás Maduro, que têm um programa para uma visita de trabalho de dois dias a Moscou, iniciada nesta segunda (1º/7), com a segunda cimeira do Fórum de Países Exportadores de Gás, em que também participou o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad.

Putin, Maduro e Evo - Prensa Latina

Maduro inicia a segunda jornada de sua estância em Moscou, como chefe de Estado, com uma intervenção na Duma estatal (câmara baixa), ante deputados das quatro frações parlamentares, o corpo diplomático latino-americano e representantes de organizações sociais.

O mandatário presidirá, nesta tarde, o ato de nomeação oficial de uma rua situada ao noroeste de Moscou, perto de uma das maiores avenidas da capital, consagrada ao líder venezuelano Hugo Chávez, recentemente falecido e que é recordado como um grande amigo da Rússia.

A iniciativa foi apoiada por parlamentares da câmara baixa federal e da Duma de Moscou, com respaldo de numerosas organizações sociais e movimentos de solidariedade no país.

Também por ocasião da visita de trabalho, Maduro e os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Irã, Mahmud Ahmadinejad assistirão a uma velada cultural em recordação a Chávez, no Jardim Ermitage, de Moscou.

Os presidentes participaram, nesta segunda (1º/7), da segunda cimeira do Fórum de Países Exportadores de Gás, presidido pela Rússia, uma das nações fundadoras, ao lado da Venezuela e da República Islâmica do Irã.

Ao término da sessão de trabalho, no Grande Palácio do Kremlin, os delegados subscreveram a Declaração Final, que ressalta a coincidência de posições, segundo o presidente Putin, em temas chave de produção, comercialização e uso racional deste recurso energético.

Para Maduro, é a primeira visita à Federação Russa em qualidade de presidente da Venezuela, enquanto para Morales, trata-se da sua segunda viajem a Moscou, após a estância oficial de fevereiro de 2009, sob o mandato de Dmitri Medvedev, durante a qual impulsionou importantes projetos de cooperação bilateral.

Com Prensa Latina
Da redação do Vermelho