Renato Rabelo cumpre agenda política e partidária no Paraná

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, cumpriu extensa agenda política e partidária em Curitiba no dia 1° de julho. De início, almoçou com dirigentes da comissão provisória estadual e outros destacados militantes do partido, personalidades políticas e intelectuais.

d

Naquele momento fez uma breve informação da situação vivida pelo país e os avanços dos últimos 10 anos dos governos populares Lula e Dilma, enfatizando a implantação de políticas públicas voltadas às classes mais desfavorecidas da população; a ampliação da democracia e fortalecimento de nossa soberania nacional, transformando o país em um importante protagonista na cena mundial; muitos do já feito propiciou que o país se transformasse na 6ª economia mundial. Entretanto, discorreu que ainda é preciso avançar nas mudanças. “O povo nas ruas ajuda a pressionar por mais mudanças”. Falou da importância de se ter uma reforma política e que esta estava arquivada no congresso nacional há anos, de uma reforma urbana para se ter transportes públicos mais eficientes e baratos e que leve a maior mobilidade urbana, e a urgente necessidade de elevar o orçamento público para a saúde e a educação.

À tarde o presidente nacional esteve com o prefeito Gustavo Fruet, acompanhado pelos coordenadores da Comissão Provisória Estadual, André Bezerra, José Ferreira Lopes (Dr. Zequinha) e Ricardo Gomyde. O Prefeito Gustavo Fruet (PDT), relembrou a antiga relação do PCdoB com seu saudoso pai, o ex-prefeito Mauricio Fruet, e também dele com o partido, não havendo qualquer ressentimentos das ultimas eleições, pois o fundamental é o tempo positivo de relação entre nós e não um episódio isolado. Ao mesmo tempo, manifestou o desejo de ter o PCdoB como aliado. Por outro lado, Renato Rabelo analisou a situação atual do país reafirmando os pontos de vista do Partido referido anteriormente, avaliação esta corroborada por Gustavo Fruet, O prefeito falou das medidas tomadas em Curitiba, quanto ao transporte coletivo e saúde pública. Em seguida, da agenda do Presidente, realizou-se conversas com os camaradas Chico Brasileiro, ex-dirigente e ex-vice-Prefeito de Foz do Iguaçu, e Luis Manfredini, ex-dirigente estadual do Partido.

Finalmente, pela noite, ocorreu grande plenária com a presença de dezenas de militantes, lideranças estaduais e dirigentes comunistas de entidades dos movimentos sociais como UPE, Upes, UJS, Unegro, UBM, Cebrapaz e CTB, entre outros. No início, anunciou-se a esperada filiação do camarada Toni Reis ao PCdoB, saudada pelo dirigente Ricardo Gomyde, e cuja ficha de filiação foi abonada por Renato. No momento, o mais novo filiado e liderança nacional do movimento LGBT, fez calorosa fala sobre a importância desta sua filiação ao PCdoB.

Após, Renato fez abordagem mais completa da situação atual do país destacando a importância da defesa da Presidenta Dilma, e defendeu como justas as reivindicações do povo por melhores condições de convivência urbana e dos serviços públicos. “Devemos estar unidos, partidos políticos e movimentos sociais em defesa da nossa Presidenta e defender o plebiscito garantindo a participação soberana do povo nos debates maiores do país em temas fundamentais. Defendeu ser “importante para o nosso país promover eventos como a copa das confederações pois isto mostra a capacidade da nação brasileira em realizar eventos internacionais com plenas condições e que estes ajudam a promover nosso país para todo o mundo.

Na sua intervenção final, afirmou ser a situação do Partido no Paraná um “grande desafio e responsabilidade nossa’. “E é por isso exatamente que a direção nacional está em todo o país levando em conta que o Partido nesta hora, mais do que nunca, deve se unir, pois sabe que grandes desafios estão diante de nós. E não podemos ser derrotados. O desafio é levar o país a frente pra transformá-lo numa grande nação respeitada, solidária e de bem estar pro nosso povo. Daí o desafio e o papel do nosso partido.” Ao final houve a saudação de todos com “um, dois três, quatro, cinco mil, e viva o Partido Comunista do Brasil”. Clique aqui ter acesso às imagens da Plenária de Renato Rabelo.

Secretário de Comunicação PCdoB-PR
Denis Denilto