Deputado Wilson Lisboa denuncia descaso com a saúde em Fonte Boa

A denúncia foi feita na manhã desta segunda-feira, 08, na Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). Após viagem no último fim de semana ao município de Fonte Boa, a 678 quilômetros de Manaus, o deputado Wilson Lisboa, líder do PCdoB e primeiro secretário da ALE, apontou em plenário o descaso com a saúde pública no município.

“Não podemos aceitar que o hospital de Fonte Boa deixe as pessoas morrerem. Que as pessoas sofram de infecção porque não tem antibiótico para fazer profixalia na unidade. Nos não podemos dizer que Fonte Boa está melhor, se a saúde deixa muito a desejar, se a malária está aumentando e a quantidade de infartos também”, disse o deputado.

De acordo com Lisboa, a prefeitura não está aplicando seriamente o dinheiro destinado à saúde pública na região no valor de 350 mil reais por mês. “Um fonteboense morreu recentemente por falta de ‘aminofilicina’ (medicamento para tratamento de asma) no hospital. Apesar dos recursos, não se compra sequer uma ampola da droga e as pessoas morrem. Isso é um crime!” questionou o deputado.

Ainda segundo Lisboa, não há médicos suficientes e os enfermeiros trabalham em apenas um turno. O deputado cobrou fiscalização.

“Vida não tem preço, senhor presidente! E impossível nós calcularmos a vida. Creio que o legislativo municipal tem a obrigação de fazer a fiscalização da saúde naquele município”, afirmou o parlamentar.

Para Lisboa, a população de Fonte Boa empobreceu. “Do moto-taxista ao carregador estão reclamando do descaso e o dinheiro público é aplicado no município, vai apenas de encontro com os interesses políticos da administração local. Politizou-se a saúde no município. Politizou-se a economia. Lá (Fonte Boa) não tem trabalho. Mas se parece uma obra, só pode trabalhar se for do lado do prefeito. Que vergonha”, disse.