Centrais sindicais realizam ato unificado em Fortaleza

Aderindo ao Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações, as centrais sindicais no Ceará também realizarão, em Fortaleza (CE), um ato unificado apresentando bandeiras e propostas dos trabalhadores para o avanço das mudanças políticas, econômicas e sociais no Brasil. A manifestação será na quinta-feira (11), a partir das 9h, com concentração na Praça do Ferreira. Os manifestantes sairão em caminhada até a sede do Banco Central. São esperadas cinco mil pessoas no ato político.

Em nível nacional, o movimento articulado por oito centrais sindicais brasileiras tem o apoio de diversas frentes dos movimentos sociais e apresenta uma pauta em defesa da democracia e dos direitos dos trabalhadores. Com o lema “Pelas Liberdades Democráticas e Pelos Direitos dos Trabalhadores!”, o ato unificado buscará defender direitos conquistados e lutar por mais avanços.

Atividade no Ceará

Além das bandeiras unificadas em todo o país, no Ceará também serão apresentadas pautas específicas. “Lutaremos pela redução da tarifa do transporte público, em defesa de uma maior mobilidade urbana e ainda contra a remoção de famílias no entorno do estádio Castelão. Além disso, as diversas frentes dos movimentos sociais também terão espaço para apresentar suas demandas individuais”, informa Luciano Simplício, presidente estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) no Ceará.

A manifestação, que terá concentração na Praça do Ferreira, sairá em caminhada pelas ruas do centro de Fortaleza, e seguirá até a sede do Banco Central na capital cearense. Lá será realizado outro ato político contra novo aumento da taxa de juros, que deverá ser anunciado após reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). “Todos os anos milhões são destinados a pagar juros de dívidas do país. Defendemos a bandeira dos ‘Juros Zero’, para que esses recursos sejam investidos em saúde, educação e mobilidade urbana, por exemplo”.

Unidade

O líder sindical destaca a importância do momento histórico em que o país vive e a unidade dos movimentos sociais para garantir avanços para a classe trabalhadora. “Vivemos uma fase de consolidação do estado democrático, com o povo nas ruas clamando por mais avanços. As mudanças só acontecem com luta e mobilização. Nossa manifestação irá apresentar as pautas da classe trabalhadora, bandeiras nossas que já são defendidas há muitos anos. Agora lutaremos por avanços”, defendeu o sindicalista.

O presidente da CTB-CE também enaltece a unidade entre as centrais sindicais em torno de pontos em comum. “Esta é uma união histórica e nossa parceria não será restrita ao dia 11 de julho. Já estamos pensando em novas mobilizações para depois do Dia Nacional de Paralisações, sempre focando no sentido de garantir avanços para a classe trabalhadora”, enfatizou Simplício.

Bandeiras de luta

– Pelo fim do Fator Previdenciário;

– 10% do PIB para a Saúde;

– 10% do PIB para a Educação Pública Brasileira;

– Redução da Jornada de Trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários;

– Valorização das aposentadorias;

– Transporte público de qualidade;

– Reforma agrária;

– Mudanças nos leilões do Petróleo;

– Rechaço ao Projeto de Lei 4330, sobre terceirização

Serviço
Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações
Data: quinta-feira (11)
Concentração a partir das 9h, na Praça do Ferreira – centro de Fortaleza

Centrais Sindicais

Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-CE)
Central Única dos Trabalhadores (CUT)
Força Sindical
União Geral dos Trabalhadores (UGT)
CSP-Conlutas – Central Sindical e Popular
Nova Central

Do Vermelho em Fortaleza,
Carolina Campos

(matéria atualizada às 12h42 em 10/7)