México e EUA concordam em criar grupo para combater delinquência

O Procurador Geral da República (PGR) do México, Jesús Murillo, e a titular da Agência Antidrogas dos Estados Unidos, Michele M. Leonhart, concordaram em criar um grupo de trabalho coordenado para combater a delinquência organizada.

Durante um encontro realizado na sexta-feira (12), o promotor mexicano e a representante estadunidense falaram em reforçar o trabalho de investigação e estabelecer um grupo de trabalho entre ambas as instituições para favorecer esforços coordenados na prévia definição de uma agenda bilateral.

Um comunicado emitido pela PGR disse que no encontro houve um "diálogo franco e de entendimento pleno" no qual se trataram "os temas prioritários da agenda binacional em matéria de procuração de justiça com o objetivo de fortalecer uma relação que beneficie ambas os países".

Também ponderaram a associação estratégica entre os dois países na procuração de justiça e referendaram seu compromisso de colaboração para melhorá-la.

O combate à delinquência e ao narcotráfico foi tema essencial da agenda na bilateral México-Estados Unidos durante a visita do presidente estadunidense, Barack Obama, a este país nos dias 2 e 3 de maio.

A luta contra o narcotráfico desenvolvida durante a administração de Felipe Calderón (2006-2012) custou ao México mais de 60 mil vidas e milhares de pessoas desaparecidas.

Michele M. Leonhart participou na sexta-feira da cerimônia pelo 85º aniversário da Polícia Federal mexicana, encabeçada pelo presidente Enrique Peña Nieto.

Fonte: Prensa Latina