Equador avança na produção de energia elétrica 

O projeto termoelétrico Termoesmeraldas II, considerado entre os mais importantes do país, tem um avanço de 78 por cento, assinalou o vice-presidente do Equador, Jorge Glas, que especificou que a obra está enquadrada no Plano Nacional de eletrificação e soberania energética. 

Com a Termoesmeraldas II procura-se implementar novas fontes de geração termoeléctrica eficiente, que utilize combustível de produção nacional e diminua a importação de diesel, precisou.

Explicou que com esta termoelétrica, a região de Esmeraldas começará um processo de desenvolvimento, além de beneficiar ao país como ao usar combustível nacional se evita a saída de dólares do país e se fortalece a balança comercial.

Esta obra que se constrói junto a Termoesmeraldas I gerará 96 megawatts adicionais para o sistema nacional interconectado, realçou o vice-presidente.

Para sua construção, o governo equatoriano destinou um investimento de 101 milhões de dólares e com isto se garantirá a demanda elétrica em Esmeraldas.

Na atualidade a construção tem gerado emprego para 500 pessoas, destacou.

Segundo o previsto, a termoelétrica entrará em funcionamento durante o primeiro trimestre do 2014.

Glas lamentou que Esmeraldas tenha tido que esperar mais de 30 anos para contar com esta central termoelétrica e sua subestação, com o que já não existirão as contínuas faltas de energia elétrica de que por anos têm padecido os habitantes de Esmeralda, afirmou.

Glas realçou o trabalho interinstitucional para de forma acelerada para conseguir o desenvolvimento dessa região.

Prensa Latina