Número de incêndios florestais cai 27%

Os registros de incêndios florestais atendidos pelo Corpo de Bombeiros em junho, no DF, caíram 27% em relação ao mesmo período do ano passado, foram 177 ocorrências em 2013, contra 243, em 2012, – houve também redução de 33% de áreas queimadas no mês analisado – de 174 hectares para 118 ha.

Os dados positivos são resultados da Operação Verde Vivo, do Corpo de Bombeiros, que começou no dia 1º de abril, com o desenvolvimento de ações de prevenção e combate às ocorrências, e previsão de se encerrar em meados de novembro.

O trabalho, dividido em cinco etapas, é fortalecido durante o período de estiagem, quando ocorre a redução das chuvas e a queda da umidade relativa do ar, o que transforma a região Centro-Oeste em um ambiente favorável ao surgimento de focos de fogo.

Do início de julho até o momento, o Corpo de Bombeiros registrou 306 ocorrências e 593 hectares já foram consumidos pelo fogo.

INSTRUMENTOS – A corporação comprou duas aeronaves de asa fixa, com capacidade de transportar 3,1 mil litros de água, fabricadas especialmente para a atividades

O Corpo de Bombeiros também adquiriu 25 viaturas de transporte de tropa, 500 botas de incêndio; 75 GPS e 3,5 mil roupas de combate a incêndio florestal.

Atualmente, 30 militares estão no Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal e receberão diploma até o fim do mês.

Abaixo, dicas para prevenir e combater focos de incêndio:

■Não jogue cigarros, fósforos ou qualquer outro objeto aceso em latas de lixo e nem pelas janelas;
■Desligue equipamentos como computadores, estabilizadores, cafeteiras, tostadeiras, entre outros, ao final do expediente;
■Desligue as luzes do seu local de trabalho ao final do expediente;
■Não ligue vários equipamentos em uma única tomada;
■Utilize tomadas exclusivas para equipamentos específicos como: forno elétrico, microondas, aparelhos de ar condicionado, refrigeradores, chuveiros elétricos;
■Não utilize ligações elétricas improvisadas;
■Não utilize fios desencapados;
■Desobstrua as vias de escape como: acessos, portas, rampas e escadas;
■Não utilize elevadores em caso de incêndio;
■Observe a sinalização de segurança contra incêndio e pânico, cuja finalidade é a de reduzir o risco de incêndio e orientar na localização de equipamentos de combate a incêndio e rotas de saída;
■Em caso de emergência ligue 193.