Telescópio Hubble descobre nova lua de Netuno

O telescópio espacial Hubble, da Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA, dos Estados Unidos) descobriu uma nova lua na órbita de Netuno, a 14ª entre as conhecidas que orbitam o planeta.

O satélite, designado S/2004 N 1, mede 19 quilômetros de diâmetro, sendo a menor lua descoberta nesse sistema.

O método empregado para detectá-la foi seguir o movimento de um ponto branco que aparecia reiteradamente em mais de 150 fotografias de arquivo de Netuno, tomadas pelo Hubble entre 2004 e 2009.

Durante a observação notou-se o mencionado ponto branco a 104 mil quilômetros do planeta, entre as órbitas das luas Larissa e Proteus.

Mark Showalter, do Instituto de Investigações sobre Inteligência Extraterrestre na Califórnia, Estados Unidos, achou a lua enquanto estudava os anéis ao redor deste planeta.

Netuno converteu-se no planeta mais distante do sistema solar. O maior de seus satélites é Tritão, com 2.700 quilômetros de diâmetro.

Junto a Nereida, ambos eram conhecidos antes da chegada da sonda espacial Voyager 2 da NASA em 1989. No entanto, a nave descobriu outras seis luas naquela ocasião. Entre 2002 e 2003 detectaram-se mais cinco pequenas luas.

O novo satélite deveria ser nomeado segundo as convenções para os satélites de Netuno (deus romano dos oceanos), motivo pelo qual seu nome será procurado entre divindades gregas ou romanas relacionadas.

Fonte: Prensa Latina