Colômbia enviará comissão aos EUA para esclarecer espionagem

A chanceler colombiana María Angela Holguín confirmou na última quarta-feira (17) que em uma reunião com o embaixador norte-americano Michel Mc Kinley decidiu  enviar uma comissão aos Estados Unidos para esclarecer a espionagem de que teriam sido vítimas.

A titular da bolsa de Relações Exteriores manifestou que lhe fez patente ao diplomata estadunidense o desgosto e inconformismo da Colômbia com uma ação dessa natureza levada a cabo pela Agência de Segurança norte-americana, depois de fazer ênfases a respeito que exigem a soberania, a privacidade das pessoas.

Enviaremos uma comissão multidisciplinares e estabeleceremos uma metodologia para que nos deem uma informação completa sobre o alcance da recoleção dessa informação, disse.

Esclarecer que qualquer relação entre países tem que se manter dentro de um marco legal de respeito e com isso fomos muito precisos. Estaremos muito pendentes desse assunto, destacou.

O jornal brasileiro O Globo divulgou no dia 9 de julho as revelações do ex-agente da CIA Edward Snowden sobre as intercepções telefônicas e de correios eletrônicos praticadas pelos Estados Unidos no Brasil e na Colômbia, entre outros países da América Latina.

Fonte: Prensa Latina