Presidente iraniano é recebido com todas as honras no Iraque

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, recebido em Bagdá com todas as honras, começou nesta quinta-feira (18) sua segunda visita ao Iraque, durante a qual se reunirá com o vice-presidente e o premiê do país anfitrião.

Ao chegar, o presidente foi recebido pelo vice-presidente Hudayr al-Khuzaie, em uma cerimônia transmitida ao vivo pelas emissoras locais, no início de visita que se estenderá por dois dias, conforme agenda, que inclui visita a dois santuários xiitas nas cidades de Najaf e Kerbala.

O convite foi feito por seu colega iraquiano, Jalal Talabani, neste momento internado em uma clínica alemã após sofrer um ataque cardíaco há alguns meses.

Pouco antes de partir de Teerã, o presidente iraniano qualificou como "únicas" as relações entre seu país e o Iraque e sublinhou que "os interesses, relações, pontos de vistas e crenças do Irã e do Iraque estão entrelaçados, e ambos os países têm interesses e inimigos comuns".

Ahmadinejad agregou também que as milhões de iranianos que peregrinam aos lugares santos no Iraque todos os anos são uma demonstração do rápido desenvolvimento das relações.

O presidente iraniano preside uma delegação composta pelo chanceler, Alí Akbar Salehi; pelos ministros de Estradas e Desenvolvimento Urbano, Energia e Petróleo; além do presidente do Secretariado do Movimento de Países Não-Alinhados e do vice-presidente para assuntos parlamentares, entre outros funcionários públicos.

Fonte: Prensa Latina