Trabalhadores da Agrale paralisam atividades no RS

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul deu sequência, na quarta-feira (17), à série de paralisações nas empresas, intensificando a luta por um índice melhor de reajuste oferecido pelos patrões para o dissídio deste ano. Foram paralisadas por uma hora as atividades nas três unidades da Agrale, na BR 116, na RS 122 e no trevo de Ana Rech.

O presidente licenciado do Sindicato, Deputado Federal Assis Melo, falou para os trabalhadores da Unidade 1 da empresa, que fica na BR 116. Assis disse que o Sindicato não aceita o índice de 9,5% de reajuste porque considera que há condições de avançar mais. “Nossa categoria é de mão de obra qualificada e não podemos aceitar um piso de 800 reais, que é pouco mais que o salário mínimo. Os empresários argumentam que precisam trazer matéria-prima de São Paulo, que o aço é caro, mas quando vamos avaliar, o lucro deles é muito grande”, explicou.

O presidente convocou todos os trabalhadores para a assembleia geral, que será realizada sábado (20), às 9 horas da manhã, em frente ao Sindicato na rua Bento Gonçalves. “Fazemos aqui um chamamento a cada companheiro, a cada companheira para que estejam presente na assembleia, porque sábado é um dia importante. É dia de decisão sobre o valor do transporte, do auxílio creche, do piso, além do índice salarial”, disse.

Assis Melo deixou claro que, se não houver um acordo até o sábado, pode haver greve na semana que vem. “Se os empresários não melhorarem o índice, os trabalhadores da categoria metalúrgica se colocará em marcha em Caxias do Sul. Já somos calejados na luta e os direitos dos trabalhadores não são dados, são conquistados. Ninguém dá nada a quem não luta”, finalizou.

Fonte: Sindimetal Caxias do Sul