Marx é tema de palestras nesta quarta, dia 26, às 15H
O significado da obra do pensador Karl Marx é tema da mesa-redonda Marx, 130 anos depois: clássico e atual que a Fundação Maurício Grabois, com o apoio da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), promove nesta quarta-feira (24) durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece no Recife até a próxima sexta-feira (26).
Publicado 22/07/2013 12:44 | Editado 04/03/2020 16:56
A mesa-redonda acontece a partir das 15h, no anfiteatro 13 do CCB – Centro de Ciências Biológicas da Universidade federal de Pernambuco (UFPE) e marca os 130 anos da morte do filósofo, cientista político e revolucionário alemão, ocorrida em 14 de março de 1883, em Londres.
Augusto Buonicore, historiador e mestre em Ciência Política; Armando Boito, cientista político e professor da Unicamp, que vai coordenar o debate; João Quartim de Moraes, professor de Filosofia da Unicamp; Marly de Almeida Gomes Vianna; Madalena Guasco Peixoto e Frederico Katz vão compor a mesa.
Marx hoje
Mais de um século depois, a obra de Marx continua atual e imprescindível à compreensão do mundo contemporâneo. “Seus textos continuam essenciais para quem queira conhecer os antecedentes de nossa história socioeconômica, ou compreender a dimensão da atual convulsão no capitalismo internacional. Seus livros não são respostas, mas ferramentas para construí-las. O pensamento marxista se adapta à passagem do tempo, pela riqueza e profundidade de seu método histórico. Não é difícil citar nomes de outros autores geniais na interpretação do mundo, embora poucos tenham sido capazes de transformá-lo como o autor de O Capital”, afirmam os realizadores no texto de apresentação do evento.
Audicéa Rodrigues, com informações da Fundação Maurício Grabois
Do Recife