Depois de desocupar Câmara de Porto Alegre, Bloco faz novo ato

Foi em clima de reencontro que os manifestantes do Bloco de Luta Pelo Transporte Público se reuniram na noite gelada de segunda-feira (22), em Porto Alegre (RS). Um protesto marcou o retorno do grupo às ruas depois de desocuparem a Câmara de Porto Alegre. O tempo frio limitou o número de participantes, cerca de 500, e deu ares semelhantes às primeiras manifestações do Bloco, no início do ano, quando a causa do transporte coletivo ainda tentava ganhar espaço no inconsciente da cidade.


Protesto em Porto Alegre na noite de segunda (22) / foto: Ramiro Furquim

A manifestação, que começou em frente à Prefeitura, tinha como objetivo fazer pressão sobre o prefeito José Fortunati para que dê encaminhamento ao projeto de passe livre municipal para estudantes e desempregados, elaborado pelo Bloco durante a ocupação da Câmara que encerrou-se na semana passada. Para entrar em tramitação na Câmara, é necessário que o Executivo encaminhe a proposta ao parlamento.

O prefeito já sinalizou dando a entender que não é possível atender a solicitação, o que motiva a pressão dos integrantes do Bloco. Além disso, o ato desta segunda-feira buscava manter a mobilização em torno de outras demandas, como a abertura de contas das empresas que operam o transporte coletivo em Porto Alegre.

Ao passar pelos corredores de ônibus, a caminhada causou surpresa em alguns, mas foi recebida de forma positiva pela maioria das pessoas que aguardavam condução para casa. Alguns, já familiarizados com a pauta, não pouparam frases de apoio. “Dez ou vinte centavos não adianta, tem é que garantir passagem de graça para quem precisa”, disse um senhor que esperava condução no terminal ao lado do Mercado Público, sendo incentivado por parte dos integrantes da caminhada.

O clima tranquilo do ato manteve-se até o fim da marcha, em frente à prefeitura. Com a presença de um carro de som, as vozes uniram-se aos tambores e a música fez-se presente, animando a lenta dispersão. Por volta das 21h, um grupo de menos de cem corajosos manifestantes resistia ao frio de seis graus e seguia cantando e gritando frases de efeito. “O Fortunati foi ver o Papa no Rio, mas a gente fica aqui esperando ele voltar”, garantiu um dos presentes – em uma promessa que talvez não deva ser tomada de forma literal, mas que marca a disposição do Bloco de Lutas em seguir fazendo pressão sobre o Executivo e a Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

Com informações de Sul21