Realocação preocupa moradores em Florianópolis

Moradores do Alto da Boa Vista estão preocupados com possibilidade de realocação de famílias do local

Integrantes da Associação de Moradores do Alto da Boa Vista se reuniram, no sábado (20), com a deputada Angela Albino para relatar a preocupação da comunidade com os rumos de uma possível realocação de dezenas de famílias da área. Segundo os moradores, pelo menos quarenta das 100 famílias vivem em área de risco na região e ainda há incerteza sobre o local para qual seriam realocadas. Além disso, a fiscal da associação Schirle Borges, denuncia que existiria interesse privado para se construir um mirante no local. “Nós não queremos sair daqui, a nossa comunidade existe há mais de 30 anos e vamos lutar para a não retirada das famílias que aqui residem”, disse. A comunidade reivindica que a realocação dessas famílias aconteça para a mesma região, apenas as retirando das áreas de risco.

A deputada ofereceu apoio e orientação aos moradores no processo. “A comunidade deve se unir para apresentar seu projeto para a prefeitura. Não dá para negociar individualmente, é preciso agir com o coletivo. Um graveto sozinho é fácil de ser quebrado, mais dezenas reunidos ficam fortes”, disse. O líder comunitário João Luiz de Oliveira lembrou que Angela Albino teve papel de apoio fundamental para que as famílias da Ponta do Leal, que vivem em situação de risco no Estreito, pudessem agora ter garantida a realocação para apartamentos do programa Minha Casa, Minha Vida em um terreno vizinho ao que moram.

Segundo a Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental, existe a discussão para viabilizar um projeto de urbanização para a área do Alto da Boa Vista, que levaria saneamento básico e fornecimento regular de energia, mais ainda sem prazo para que aconteça.

*Assessoria de Imprensa do Mandato da Deputada Estadual Angela Albino