Rússia e Liga Árabe declaram o fortalecimento das relações

O ministro russo de Assuntos Exteriores, Serguei Lavrov, reafirmou a busca pelo fortalecimento das relações entre a Rússia e a Liga Árabe, nesta segunda-feira (22). Lavrov reuniu-se com Jalal al-Mashtal, embaixador da Liga Árabe em Moscou, com quem abordou a situação atual no Oriente Médio e no Norte da África.

Rússia Liga Árabe - Al-Arabiya

Lavrov e Al-Mashta concordaram em fortalecer a cooperação bilateral em diversos âmbitos, entre os que prestaram especial atenção ao chamado Foro de Cooperação russo-árabe.

As conversações de ambas as partes centraram-se, em concreto, nos conflitos pelos quais atravessam a Síria e Egito.

O chanceler russo deu ênfase na necessidade de buscar uma solução diplomática para superar a crise na Síria.

Desde meados de março de 2011, a Síria é cenário de distúrbios provocados pelos confrontos entre as forças oficiais e grupos armados opositores, apoiados militar e financeiramente por países vizinhos e ocidentais, que alegam apoiar o povo contra o governo, mas tentam abrir caminho para uma ingerência estrangeira.

Além disso, a Liga Árabe tem tido uma postura questionável, desde que decidiu pela suspensão da Síria em 2011, e a transferência do seu assento para a reunião da Liga no começo deste ano, à Coalizão Nacional para as Forças da Oposição Síria (CNFROS), sediada no Catar, e que diz representar a oposição síria. Entretanto, a decisão não foi unânime, e contou com a oposição de países como o Líbano e o Iraque.

Já sobre o Egito, o chefe da Diplomacia russa considerou que os problemas internos do país só se resolverão através do diálogo entre as autoridades e a população egípcia, a mesma solução, com base no diálogo político nacional, que defende para a Síria, sem ingerência externa.

No passado 3 de julho, o Exército egípcio destituiu o primeiro presidente eleito após a queda da ditadura de Hosni Mubarak, Mohamad Mursi, depois de apenas um ano no poder, e nomeou o presidente do Tribunal Constitucional Supremo do país, Adly Mansur, como presidente interino.

Com informações da HispanTV
Da redação do Vermelho