Acaraú: Curso do IFCE ensina jovens a trabalhar com fibra do coco

Criar uma agroindústria para beneficiamento da fibra do coco na comunidade de Tucunzeiros, em Acaraú, possibilitando transformar a matéria-prima em artesanato. Esse é o principal objetivo do projeto executado, conjuntamente, pela Embrapa, a Prefeitura do Município e o campus de Acaraú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Nesta instituição, é realizado o curso de formação inicial e continuada em gestão de agroindústria, do qual participam 17 jovens, que têm aulas de conteúdos teórico-práticos no campus, que os habilitará a atuar na agroindústria.

Na fase formativa, os alunos são capacitados para atuar em comunidade e gerar renda e desenvolvimento local. “Estão sendo vistos módulos sobre associativismo, já que irão trabalhar de forma cooperativa, estão trabalhando o empreendedorismo, já que vão colocar seus produtos no mercado, gerando renda, e também estudam a gestão do negócio”, apontou a professora Soniamar Saraiva, da área de Associativismo e Cooperativismo do campus de Acaraú, responsável pelo curso, que deverá ser finalizado em agosto deste ano.

Segundo a docente, o IFCE aguarda o posicionamento da Prefeitura “para que a agroindústria comece a funcionar”. Com a tecnologia desenvolvida pela Embrapa, os integrantes da comunidade de Tucunzeiros poderão confeccionar vários artefatos artesanais com base na fibra do coco. “A comunidade irá confeccionar vários artesanatos, como vasos, enfeites, além de aprender a utilizar a fibra como adubo na agricultura”, destaca Soniamar.

Fonte: IFCE