Mais de sete milhões de chineses encontraram emprego em 2013

O porta-voz do Ministério dos Recursos Humanos e Segurança Social da China, Yin Chengji, afirmou nesta quinta-feira (25) numa entrevista coletiva realizada em Pequim que durante o primeiro semestre deste ano, 7,25 milhões de chineses encontraram um novo emprego nas zonas urbanas. Os dados deste ano incluem mais 310 mil pessoas do que os do ano passado.

Segundo o relatório de trabalho apresentado pelo governo no início do ano, a meta de promoção de emprego para este ano prevê que mais de nove milhões de pessoas consigam um novo emprego, enquanto a taxa de desemprego se mantém estável, e abaixo dos 4,6%.

Segundo Yin, nos primeiros seis meses, a China manteve uma política ativa para promover o mercado de emprego. O governo chinês tem acompanhado com atenção os grupos de licenciados do ensino superior, trabalhadores migrantes da zona rural, e soldados aposentados. As políticas favoráveis a estes grupos de pessoas foram também aplicadas com eficácia.

As reformas estruturais e a transformação do modelo de desenvolvimento econômico têm influências no mercado de emprego, mas trazem também novos pontos de crescimento. Por exemplo, o desenvolvimento do setor de serviços irá desempenhar um papel positivo na criação de empregos. Porém, o futuro do mercado de emprego na China ainda é crítico e merece mais esforços para aliviar a pressão, disse Yin.

Fonte: Rádio Internacional da China