Procon Fortaleza participa de reunião para a Copa da FIFA 2014

Aproximar os órgãos de Defesa do Consumidor, o Ministério dos Esportes e a FIFA. Com esse espírito, foi realizado encontro para discutir assuntos relacionados à Copa do Mundo da Fifa 2014. Durante o encontro, que aconteceu nesta semana em Brasília, o Procon Fortaleza esteve representado pela coordenadora executiva Claudia Santos.

Até o evento esportivo, que acontece no próximo ano, outros encontros deverão ser organizados com o objetivo de melhor direcionar assuntos relacionados aos direitos do consumidor e a Copa.

Segundo Claudia Santos, a reunião teve como principal caráter a demonstração de que o Governo Federal está sensível com o consumidor e assim busca encontrar mecanismos para evitar que reclamações ocorridas durante a Copa das Confederações não voltem a acontecer. A advogada lembrou ainda que, em Fortaleza, houve queixas tanto com relação à localização dos ingressos, quanto à falta de informações para o torcedor na arena de futebol.

A reunião em Brasília contou com as presenças dos Procons dos 12 estados e cidades-sede do evento e representantes da FIFA, da Match – empresa responsável pela comercialização dos tíquetes – , do Ministério do Esporte e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça. Os representantes dos órgãos de defesa do consumidor relataram as principais queixas dos torcedores durante a Copa das Confederações FIFA 2013, realizada de 15 a 30 de junho deste ano.

A apresentação da Senacon listou reclamações como dificuldades na compra, na retirada de ingressos e na localização dos lugares nos estádios, além de questionamentos sobre a política de devolução de ingressos. Os representantes da FIFA, por sua vez, esclareceram as fases de vendas de ingressos e a divisão por categorias, da 1 (mais nobre) até a 4 (com preços mais acessíveis e disponível apenas para residentes no Brasil).

Fonte: Facebook do Procon Fortaleza