Sem categoria

Seminários refletem compromisso do PCdoB com o Brasil, diz Renato

Entre os dias 13 e 16 de novembro, ocorrerá o 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), nas palavras do presidente Renato Rabelo, “é um momento da mais ampla democracia, em que todos podem se pronunciar, para assim construirmos as ideias mais justas e que nortearão nossa luta na disputa política nacional”.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Em mais uma edição do programa “Palavra do Presidente”, Renato Rabelo falou sobre as etapas preparatórias para o 13º Congresso do PCdoB. Ele também fez uma análise da fase atual e destacou que este momento deve ser construído com o foco do avanço.

Veja também:
Seminário do PCdoB debate papel da mulher na luta política
Comunistas debatem propostas estruturantes para a Saúde
PCdoB reafirma seu 'não' ao monopólio da mídia no Brasil
PCdoB: "Cultura deve ser vista como um vetor de desenvolvimento"
 

“Já destacamos essa questão no programa anterior, mas reafirmo que, diante da atual conjuntura, sem as reformas estruturais não avançaremos. Se a gente quer avançar nas mudanças, que leve o Brasil a um patamar mais elevado, precisamos executar as reformas. Essa é a tônica do PCdoB ao longo de sua história”, pontuou.

“Os últimos seminários realizados pelo PCdoB e que contam com expressiva participação de seus militantes e amigos, são ações que contribuem para aprofundar a atuação do PCdoB na luta política e preparar os comunistas para o debate em novembro. Ao discutir temas como saúde, cultura, educação, mídia, juventude, políticas para as mulheres, relações internacionais, entre outros, o PCdoB não só está atento ao que ocorre, como tem um diagnóstico concreto dos desafios que ainda precisamos enfrentar”, refletiu Renato durante o programa.

Dentre as questões abordadas, Renato destacou a realização dos seminários de políticas para as mulheres e mídia alternativa. Sobre o primeiro ele destacou que “é uma área cara ao PCdoB. O seminário deste ano reuniu 22 estados, com mais de 100 quadros femininos. Isso reflete renovação para o Partido e retrata a força e papel das mulheres na luta política”.

Sobre a questão da mídia, ele falou que "vivemos um novo momento, sobretudo quando observamos o papel jogado pela mídia alternativa no mundo. Por isso, o PCdoB está atento e atualizado sobre este debate. A mídia alternativa é um dos caminhos para enfrentar o monopólio dos meios de comunicação que vige no Brasil há décadas. A luta pela democratização dos meios de comunicação é um movimento fundamental na disputa política”.

Na oportunidade, Renato Rabelo destacou o papel da Fundação Maurício Grabois no processo de construção de debates, conferências e seminários. “Essas atividades são centrais para o entendimento das questões nacionais. Somos um Partido de discussão permanente, empenhado na luta de ideias e em dar a a nossa contribuição política”, afirmou o dirigente.

Ouça o programa na Rádio Vermelho: