Transporte intermunicipal de passageiros sem qualidade

 

Viação Nacional

Desde a criação de Palmas milhares de pessoas das cidades vizinhas vem à Capital constantemente resolver inúmeros problemas ou mesmo fazer visitas. A grande maioria destas pessoas utiliza o transporte intermunicipal. Moradores de Porto Nacional, Paraíso e Miracema do Tocantins e outras cidades são atendidos por linhas e horários diversos. Com concessões muito antigas e ônibus tão antigos quanto as empresas começam a deixar a desejar em relação à qualidade do serviço prestado.

A população de Porto Nacional é atendida por duas empresas, a Viação Paraíso e a Viação Nacional dividem os 11 horários de ida e volta das 6 da manhã às 21 horas, quando sai o último ônibus em qualquer um dos sentidos, com horários intercalados entre as empresas. No geral os veículos estão mal conservados, sem itens de comodidade como ar condicionado e muito lotados em início da semana (segunda-feira) e também nas sextas-feiras e sábados.

Os ônibus que fazem a linha Palmas-Paraíso do Tocantins, da empresa Tocantinense, têm um aspecto de conservação um pouco melhor, contudo, com uma freqüência menor, seus horários vão também das 6 da manhã as 22 e trinta quando sai o último ônibus de Palmas para Paraíso.

Miracema do Tocantins e Lajeado são atendidas pela Viação Paraíso com veículos em péssimas condições de uso e com horários reduzidos das 6 da manhã ao final da tarde que é quando sai o último ônibus para estas cidades.


Estudantes

Os estudantes de todas as cidades da região também sofrem com as péssimas condições de uso e com a baixa qualidade dos serviços destas empresas. Alunos da UFT, ITPAC-Porto, IFTO e outras instituições de ensino não têm a mínima confiança e segurança da chegada no horário da aula, no caso dos alunos que moram em Taquaralto e região sul de Palmas virou rotina serem deixados nos pontos a partir do Aureny IV por causa da lotação e perderem suas aulas ou chegarem extremamente atrasados. Muitos destes estudantes acabam optando por contratos com empresários de van ou outros ônibus que tem autorização da Agência Tocantinense de Regulação para firmar contrato para transporte de estudantes, com pagamento antecipado e pouca diferença na qualidade e segurança no transporte.


Concessões

A ATR não disponibiliza em sua página na internet nenhuma informação sobre as concessões e validade das mesmas. Sabe-se apenas que algumas destas empresas se utilizam de garantias do tempo de Goiás para continuar operando e apenas foram readaptadas por ocasião da criação do Tocantins e de Palmas. Portanto pouca coisa mudou nestes vinte e cinco anos com relação ao serviço prestado e atendimento ao usuário.