Audiência Pública não produz resultado nenhum

Realizada na tarde de quinta-feira no Plenarinho da AL a audiencia foi pouco participativa e infrutifera,

               

A Audiência Pública realizada nesta quinta na Assembléia Legislativa para debater o transporte público em Palmas não produziu nenhum resultado, este foi o sentimento geral dos militantes de diversos movimentos sociais que estiveram presentes, todos esperavam mais espaço para exposição de reivindicações. Segundo Thalia Batista, da Direção Estadual da União da Juventude Socialista, “o povo não pôde participar pelo tamanho do local e pela dinâmica de condução da discussão adotada pelos membros da mesa”, na mesa estavam o deputado Marcelo Lelis e a deputada Luana Ribeiro, além, de representantes dos executivos estadual e municipal. Como convidados estes representantes se limitaram a apontar as iniciativas de suas gestões e que estas iniciativas serão encaminhadas aos respectivos legislativos com a maior brevidade possível.

Solicitada pelo deputado Marcelo Lelis para debater assunto na moda, numa tentativa desesperada de chamar holofotes para sua atuação pífia de parlamentar sem posição a audiência não produziu resultados práticos, pois, todos sabem que a desoneração fiscal que resultaria na queda de tarifas é competência dos executivos e que aos deputados e vereadores caberia apenas votar propostas que viessem neste sentido. Também é de se notar que a pauta se restringiu apenas ao transporte público de Palmas deixando cidades como Araguaína, Gurupí e outras onde este serviço público também é problemático de fora da discussão.

Na verdade o governo do Estado e da Prefeitura da Capital já vem discutindo formas de desoneração fiscal que possam e devam resultar na diminuição de tarifa e melhoria do serviço prestado que são, além, do passe livre para estudantes, os principais pontos de reivindicações da população e dos manifestantes que tem tomado as ruas em protestos.

A Prefeitura de Palmas quer também ampliar o Conselho Municipal de Transito e Transporte para realizar no âmbito deste Órgão fazer um profundo e participativo debate sobre o transporte público em Palmas. O prefeito, Carlos Amastha, manifestou-se diversas vezes sobre seu descontentamento com o atual sistema de transporte coletivo na cidade, que, segundo ele e a maioria absoluta dos usuários, “é horrível”.