CTB na luta pela mobilidade urbana em Juiz de Fora

 Depois da reunião com integrantes do movimento "Junta Brasil" e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) na sexta-feira, o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e secretários da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) voltaram a tratar sobre o transporte coletivo urbano de Juiz de Fora neste sábado (27), em encontro com sete representantes de movimentos sindical, popular e da juventude. 

A Prefeitura se comprometeu a manter o valor das passagens (se não houver mudanças no cenário econômico), ouvir a proposta de municipalização das entidades e avaliar a viabilidade.

O encontro foi realizado por cerca de duas horas, a portas fechadas. Da reunião, participaram representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Minas, do Levante Popular da Juventude, da Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel), da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), do movimento "Junta Brasil" e da Associação dos Moradores Impactados pela BR-440 (Amic). As organizações voltaram a cobrar a imediata redução da tarifa e a municipalização do serviço público. O diretor regional da CUT, Oleg Abramov, considerou o encontro positivo. Oleg destacou o compromisso do prefeito de não aumentar o valor da tarifa se não houver alteração no cenário econômico. "O prefeito vinha falando em não reajustar por enquanto. Queríamos entender o que isto significava." Sobre a municipalização, ressaltou o início dos debates acerca do tema. "A Prefeitura, que até então não cogitava discutir o assunto, aceitou transitar com a discussão sobre a municipalização." A reivindicação do passe livre estudantil não foi abordada, porque aguarda-se o trâmite, na Câmara Municipal, do projeto de lei apresentado no início do mês pelo vereador Roberto Cupolillo, Betão (PT). Outra reivindicação do grupo foi a realização de uma Conferência Municipal de Transportes, pedido que deve ser atendido pela Administração Municipal, segundo a assessoria da Prefeitura.

Também por meio da assessoria, a PJF confirmou a disposição de ouvir o detalhamento da proposta de municipalização das entidades, para avaliar a sua viabilidade ou não. Reafirmou a intenção de manter o valor das passagens nos atuais R$ 2,05 caso não exista alteração do cenário econômico. A licitação do sistema, mais uma vez, foi tratada como prioridade. Ficou acordada nova reunião com os representantes para tratar do assunto.

Entre os secretários da PJF presentes estavam o titular da Settra, Rodrigo Tortoriello, o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes, e o secretário adjunto de Governo, Paulo Gutierrez.