Estoque excessivo no setor de aço chinês continua baixando preços

Os preços de aço da China continuaram baixando em junho, pois a produção continuou a crescer na indústria já afetada pela capacidade excessiva, de acordo com os dados oficiais divulgados nesta segunda-feira (29).

O índice composto de preço do aço registrou média de 99,15 pontos em junho, baixando 4,45 pontos em relação ao nível do mês anterior e marcando uma queda anual de 16,72 pontos, segundo um comunicado online da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

O declínio do preço ocorreu porque a produção continuou a aumentar no setor com oferta excessiva, com a produção de aço bruto aumentando 7,4% em termos anuais, ou 389,87 milhões de toneladas no primeiro semestre do ano.

A taxa de crescimento foi 5,6 pontos percentuais superior à registrada no mesmo período do ano passado.

A resposta de estímulo sólido da China à crise financeira de 2008 fez com que algumas indústrias com capacidade excessiva continuassem pesando sobre o desenvolvimento econômico geral do país, que desacelerou para 7,5% no segundo semestre.

Em uma tentativa de lidar com a capacidade excessiva das indústrias afetadas, o governo determinou, na semana passada, que cerca de 1,4 mil companhias de 19 setores, incluindo aço e cimento, eliminassem sua capacidade de produção antiga até setembro e a capacidade excessiva até o final deste ano.

Fonte: Rádio Internacional da China