Chineses anunciam dentes gerados a partir de células-tronco

Cientistas chineses produziram com sucesso estruturas similares a dentes a partir de células-tronco pluripotentes induzidas (células iPS), anunciou a Academia Chinesa de Ciências (ACC).

Descobriu-se que as estruturas possuem propriedades físicas, como elasticidade e dureza, que são similares às encontradas em dentes humanos regulares, de acordo com uma declaração emitida pela ACC nesta terça-feira.

A pesquisa foi liderada por Pei Duanqing, pesquisador do Instituto de Biomedicina e Saúde de Cantão, subordinado à ACC.

Um relatório relacionado foi publicado na versão online do jornal Cell Regeneration.

Os cientistas diferenciaram as células iPS derivadas da urina humana e então recombinaram-nas com os mesenquimais dentais isolados de embriões de rato, de acordo com a declaração.

O recombinante foi depois transplantado para os corpos dos ratos e as estuturas semelhantes a dentes foram recuperadas em três semanas.

As estruturas semelhantes a dentes têm as mesmas características que o dente humano, incluindo esmalte, dentina, polpa e cimento dentais, diz a declaração.

"Há atualmente alguns problemas com a pesquisa, como o uso de células de rato, a baixa taxa de sucesso e a inferior resistência do esmalte, mas eles serão resolvidos por meio de melhorias", disse Pei.

Pei comentou que os resultados da pesquisa demonstraram que a técnica de iPS em urina pode ser usada para regenerar tecidos dentários para um paciente específico e até mesmo dentes, e poderá ser ainda mais desenvolvida para triagens de medicamentos ou terapias regenerativas clínicas.

Parecidas às células-tronco embrionárias, as células-tronco iPS podem desenvolver-se em qualquer célula do corpo humano.

Shinya Yamanaka, professor da Universidade de Quioto, foi um dos vencedores do Prêmio Nobel 2012 na fisiologia ou medicina pelo desenvolvimento de uma técnica para retirar células iPS que permite que as células-tronco sejam obtidas a partir de tecido adulto em lugar dos embriões, evitando, desta forma, os obstáculos éticos e legais que as células-tronco embrionárias enfrentam.

Fonte: Rádio Internacional da China