Chico Lopes: "Apesar dos desafios, aumento do IDH mostra avanços"

Apesar dos desafios que ainda existem, a nova pesquisa sobre o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) brasileiros mostra que o Brasil teve enormes avanços quanto à geração de renda e à educação. A avaliação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que chama atenção para a melhoria na educação no país, segundo o levantamento feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), divulgado nesta terça-feira (30) pela imprensa.

O levantamento mostra o IDH por município e revela que, na média, o País saiu da classificação de "desenvolvimento humano muito baixo" para "alto desenvolvimento humano". "Ao contrário de algumas leituras iniciais que ressaltaram apenas pontos negativos da pesquisa sobre o IDH, fica claro que, dos três critérios que a pesquisa avaliou – educação, longevidade e renda -, a educação foi o que o mais avançou, em todo o Brasil", afirma Chico Lopes, ressaltando que conquistas alcançadas nos últimos 10 anos, como piso salarial nacional dos professores, garantia dos recursos para a educação com o Fundeb, inclusão da Educação Infantil e expansão do Ensino Superior, colaboraram para que o Brasil obtivesse um grande salto nessa avaliação – apesar dos desafios que persistem.

"Sabemos que temos muito a fazer e que precisamos de mais recursos para superar as desigualdades regionais que também ficam claras no novo levantamento do IDH. A maioria dos municípios do Nordeste e do Norte ainda possui IDHs mais baixos que a média das regiões Sudeste e Sul. Para mudar isso, precisamos de mais políticas de desenvolvimento regional e, na educação, de mais recursos. Daí nossa luta pelos 75% dos royalties do petróleo e pelos 50% do Fundo Social do Pré-sal, para a educação", destaca Chico Lopes.

"Assim como o governo federal possibilitou essas conquistas, no plano estadual o esforço do Governo para a melhoria da educação, principalmente do Ensino Fundamental, contribuiu para termos números melhores, nestes últimos anos", aponta o deputado. "Infelizmente, no âmbito geral, esse resultado é preocupante e deixa claro o desafio que temos, por exemplo, com o Ensino Médio, que hoje vive um processo de discussão sobre a sua finalidade e as suas perspectivas", acrescenta Lopes, membro da Comissão Especial para Reformulação do Ensino Médio.

"Mas, apesar dos desafios, o próprio representante da pesquisa, Jorge Chediek, ressalta que o Brasil teve um progresso extraordinário, tanto na saúde, quanto na educação e na distribuição de renda. Precisamos é assegurar políticas para melhorar mais, e mais rápido", complementa Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE)