Planaltina de Goiás protesta por transporte

Um onda de protestos em Planaltina de Goiás vêm ocorrendo nos últimos dias.

O motivo é a suspensão dos serviços da empresa de transportes Três Irmãs, que operava linhas na cidade. Além disso, a transportadora oferecia a passagem mais barata, com cerca de R$ 1,10 de diferença das demais empresas que operam na cidade, ligando-a ao Plano Piloto, Planaltina (DF) e Sobradinho (DF). A solução ainda vai demorar para aparecer. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – responsável pelos transportes interestaduais – divulgou que em um prazo de 180 dias, fará uma licitação para que uma nova empresa explore os serviços na cidade.

Atualmente duas empresas fazem linhas da cidade goiana para o DF. Uma delas é a Rápido Planaltina, através do serviço Brasília/DF – Planaltina/GO, prefixo n.º 12-0730-70 (concedido administrativamente), e também a Viação Monte Alto, por meio da ligação Planaltina/GO – Brasília/DF, prefixo n.º 12-9242-70, autorizado pela via judicial.

De acordo coma ANTT, a empresa Transportadora Três Irmãs obteve judicialmente em 14 de dezembro de 2011, o direito de operar o serviço Planaltina/GO – Brasília/DF. No entanto, em 19 de julho de 2013, a ANTT foi intimada pela decisão proferida pela Desembargadora Federal Selene Maria de Almeida (Agravo de Instrumento nº 0066520-54.2012.4.01.0000/DF), que determinou a paralisação do serviço Brasília/DF – Planaltina/GO.

Em razão da decisão, a Três Irmãs perdeu o direito de explorar o trecho. Apesar de outras duas empresas já explorarem a região, ligando-a ao DF, a ANTT verificou que a empresa Rápido Planaltina não possui condições de atender toda a demanda do serviço entre as localidades de Brasília e Planaltina de Goiás.

NOVA EMPRESA

Com essas observações, a ANTT autorizou a empresa União Transportes Brasília a operar, em caráter emergencial, pelo prazo de 180 dias, improrrogáveis, as linhas deixadas pela empresa Três Irmãs. As linhas são: Brasília (DF) – Planaltina (GO); Planaltina (DF) – Planaltina (GO) e Sobradinho (DF) – Planaltina (GO). A operação terá início em 05 de agosto de 2013.

Dentro desse período de 180 dias, a ANTT realizará processo seletivo simplificado para selecionar uma empresa para a prestação dos serviços de transportes citados, até a realização do processo licitatório do transporte semiurbano do DF e entorno.