Participante do Foro de São Paulo alerta para colonização 

O sonho da América Latina e do Caribe de atingir a total integração de seus povos estará sempre em perigo enquanto existir o colonialismo. A afirmação foi de um delegado porto-riquenho inscrito no 19º Foro de São Paulo, Jorge Enríquez.

Não se trata só da causa do povo porto-riquenho mas também do caso argentino das Malvinas, e das ilhas do Caribe, como Guadalupe e Martinica, declarou Enríquez.

A situação de Porto Rico é emblemática porque primeiro foi colônia da coroa espanhola e depois dos Estados Unidos, e enquanto este problema não for solucionado a integração continental realmente estará em perigo.

Porto Rico – assegurou Enríquez – é um porta-aviões situado no Caribe, que ameaça a nações da região, como as fraterniza repúblicas de Cuba e Venezuela.

A história o demonstrou, pois os aviões que bombardearam Granada saíram de Porto Rico, lembrou o membro da Frente Socialista.

Cuba é nossa irmã, somos as duas asas de um mesmo pássaro, e os porto-riquenhos agradecemos seu permanente apoio, de fato, ali se encontram a Brigada de Solidariedade Juan Rius Rivera em apoio ao processo social da ilha.

Fonte: Prensa Latina