Publicado 03/08/2013 20:22 | Editado 04/03/2020 17:07

O encontro, realizado no auditório do Marina Praia Hotel, contou com a presença do membro do Comitê Central, Carlos Diógenes (Patinhas), que, juntamente com o presidente estadual do Partido, Antenor Roberto, fez uma exposição sobre a conjuntura nacional, apresentando os principais pontos das teses do Congresso.

“Adotamos uma política de unidade, mas ao mesmo tempo de independência, defendendo a formação de um bloco mais programático e apontando as reformas que o país precisa”, destacou Carlos Diógenes.
Patinhas ressaltou, ainda, a importância de seguir empenhando esforços nos movimentos sociais, em torno da unidade e luta dos trabalhadores, da juventude, das mulheres e todos os fóruns sociais, como fator de fortalecimento partidário. “O PCdoB precisa centralizar a ação política em bases democráticas, e atuar de modo mais consciente nas eleições de 2014.”
Após a exposição do Patinhas, o presidente do Comitê Estadual, Antenor Roberto, fez uma análise sobre o quadro político atual e os desafios partidários para as eleições do próximo ano no Rio Grande do Norte.
“Este é um momento, também, de preparação e formação do Partido para o processo eleitoral. Queremos que o PCdoB saia mais unido, preparado e forte para enfrentar os desafios”, avalia Antenor.
O Partido, que vem de uma trajetória ascendente de afirmação política e consolidação orgânica, buscará, neste período congressual, a construção de um Projeto Político de maior afirmação partidária, mas com uma agenda de estruturação.
“Os comunistas potiguares realizarão sua Conferência Estadual renovando suas convicções socialistas e, ao mesmo tempo, motivados para garantir que o nosso projeto seja vitorioso nas eleições de 2014. Queremos chegar nessa Conferência Estadual com um Partido mais forte e chamado a exercer protagonismo nas eleições de 2014, no âmbito do Rio Grande do Norte.”, ressaltou Antenor.
O dirigente chamou atenção, ainda, para a necessidade de estruturação do Partido na disputa por um desfecho desta encruzilhada vivenciada pelo país desde junho de 2013, com o acirramento da luta política decorrente das diversas manifestações sociais em todo o país. Para Antenor, esta nova situação política cria um clima de instabilidade e incerteza. “Nesta efervescência do embate político, o PCdoB está chamado ao protagonismo”.
Crescimento do Partido no RN
A construção do projeto eleitoral do PCdoB para 2014 deve ter como objetivo a ocupação de um cadeira na Assembleia Legislativa. Para tanto, o secretário estadual de Organização, Carlos Albérico, defende a “realização de uma ampla campanha de filiação de novas lideranças representativas da sociedade, bem como o crescimento da presença organizada do partido nos municípios”.

Filiação
Durante o Encontro, o Partido recebeu a filiação de um trabalhador dos Correios. José Edilson Firmino da Silva (Shampoo Zen), eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Norte (Sintect-RN) para o triênio 2013-2016, foi recebido pelo presidente estadual da CTB-RN, Moacir Soares.

Conferências Municipais
Durante o encontro também foi discutido o planejamento das atividades a serem realizadas pelo Partido até a realização da Conferência Estadual, contemplando a realização de reuniões de núcleos de base, de plenárias, da intensificação dos cursos básicos de formação, e do empenho em buscar novas filiações ao Partido para o aperfeiçoamento da estruturação partidária e sua interiorização.
A expectativa é de que as Conferências constituam-se em espaço de renovação da cultura política e de superação de dogmatismos, debatendo as teses partidárias e promovendo novas filiações. “O Rio Grande do Norte deverá buscar assegurar, este ano, o mais numeroso, rico e participativo processo conferencista no Rio Grande do Norte, mobilizando militantes em todo o Estado, com a participação das direções e quadros partidários”, avaliou Patinhas.
Os debates marcam um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade seus pensamentos e propostas. No processo de mobilização do Congresso, o PCdoB buscará discutir a política do partido e organizar sua militância em torno da construção de um pensamento político para a abertura de caminhos de progresso social e de um projeto nacional afirmativo.
De Natal, Jana Sá