Aberto encontro internacional do Trabalho Decente na Bahia

Teve início, na manhã desta segunda-feira (05), o Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente promovido pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e pela Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Responsável pela abertura da solenidade, o secretário do Trabalho e Esporte da Bahia, Nilton Vasconcelos, deu as boas-vindas aos participantes e lembrou que a ideia de realização deste encontro nasceu no ano passado, ao participar de reunião da OIT ocorrida na Região de Maule, na Província de Talca, no Chile. “O objetivo deste encontro é articular a criação de uma rede de agendas subnacionais de Trabalho Decente na América do Sul, possibilitando o intercâmbio e a geração de espaços de colaboração entre elas”.

Para isso, destacou o secretário, “esse encontro irá promover uma troca de experiências entre os que já desenvolvem agendas próprias e aqueles que manifestaram este propósito por meio de autoridades locais. A ideia central é que, ao final dos trabalhos, seja firmado um Protocolo de Intenções para construção desta rede internacional”, disse.

A Diretora do Escritório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) no Brasil, Laís Abramo, afirmou que, desde abril de 2007, a Bahia iniciou uma ação pioneira capitaneada pelo governador Jaques Wagner. “Esta experiência consolida-se através dos tempos com um amplo processo de diálogo social e por se aproximar da realidade do estado. Foi uma iniciativa visionária e que vem dando bons frutos desde sempre”, destaca.

O Trabalho Decente, segundo Laís Abramo, permite o acesso a uma vida digna aos trabalhadores. “Neste seminário, os temas comuns em debate passam pela eliminação do trabalho infantil e pela geração de empregos para os jovens. Queremos, também, fortalecer as políticas públicas que cada um vem desenvolvendo em suas realidades, promovendo a troca de experiências durante os dois dias do evento”, completa.

Participam do encontro, delegações do Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina, além do Distrito Federal e dos estados brasileiros Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Tocantins, São Paulo, além da Bahia. Também marcam presença, o diretor da OIT para o Cone Sul da América Latina, Guillermo Miranda; o ministro do Trabalho, Emprego e Seguridade Social da Província de Santa Fé/Argentina, Julio Cesar Genesini; a secretária de Trabalho e Assistência Social do Mato Grosso, Roseli Barbosa; o secretário de Trabalho de Minas Gerais, Helio Rabelo; o secretário de Trabalho do Espírito Santo, Jadir José Pela; a secretária do Trabalho de Tocantins, Mariza Sales Coelho; secretário municipal de Trabalho do Cuiabá, Elias de Andrade; o presidente do Conselho Estadual Tripartite e Paritário do Trabalho e Emprego (Ceter), Edmundo Bustani; a superintendente Regional do Trabalho e Emprego da Bahia, Isa Simões, representando o Ministério do Trabalho e Emprego, além de representantes de quatro prefeituras municipais e do Consórcio Intermunicipal da Grande ABC; integrantes dos Escritórios da OIT no Brasil, Chile e Argentina; e membros do Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente.

No total, cerca de 120 pessoas participam do Encontro Internacional, cuja programação segue até as 17h30 desta terça-feira (dia 06), no Hotel Deville, em Itapuã.

Fonte: Ascom Setre