Bahia recebe países do Cone Sul em evento sobre trabalho decente

A capital baiana sedia na próxima segunda e terça-feira (5 e 6) o Encontro Internacional de Agendas Subnacionais de Trabalho Decente, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento reúne, além do Brasil, representantes de quatro países do Cone Sul.

A solenidade de abertura acontece na segunda (5), às 8h30, no Hotel Deville, em Salvador, com a presença do governador Jaques Wagner e do diretor da OIT para o Cone Sul da América Latina, Guillermo Miranda. 

Participam do encontro, delegações do Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina e representantes de 11 estados brasileiros (Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Tocantins, São Paulo Distrito Federal, e mais a Bahia); quatro prefeituras municipais e do Consórcio Intermunicipal da Grande ABC; além de integrantes dos Escritórios da OIT no Brasil, Chile e Argentina; e de membros do Comitê Gestor para o Programa Bahia do Trabalho Decente (instituído pelo Decreto Estadual nº 11.229/2008). No total, é esperada a presença de 120 pessoas.

O encontro internacional é fruto do fórum de “Fomento y Calidad Del Empleo”, realizado em junho do ano passado, na Região de Maule, na Província de Talca, no Chile, quando a Agenda Bahia do Trabalho Decente foi apresentada pelo secretário de Trabalho da Bahia, Nilton Vasconcelos. Na oportunidade, foi discutida a criação de rede de agendas locais na América do Sul, definindo que além deste seminário aqui na Bahia, um segundo deve acontecer posteriormente na província de Santa Fé, na Argentina.

Conceito definido pela OIT em 1999, trabalho decente é um "trabalho adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, capaz de garantir uma vida digna".

Informações da assessoria de imprensa do Governo da Bahia