Evo quer levar os Estados Unidos a tribunais internacionais

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta terça-feira (6) que irá propor, na próxima reunião da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), levar os Estados Unidos a tribunais internacionais para fazer com que os direitos humanos sejam respeitados.

Evo Morales - Granma

Em uma entrevista ao jornal local La Razón, o presidente explicou que essa determinação busca impedir a repetição de incidentes como o ocorrido a ele na Europa, quando vários países cancelaram a permissão de vôo de seu avião, uma decisão que a Bolívia atribui à Casa Branca.

"Vou propor na próxima reunião da Unasul que todos os presidentes definamos levar (os Estados Unidos) aos tribunais internacionais para fazer respeitar os direitos humanos, os tratados internacionais. Essa ação está fundamentada para que nunca mais ocorra (o que me ocorreu) com nenhum presidente do mundo", disse.

Leia também:
 

Mercosul denuncia à ONU espionagem dos EUA
Evo Morales saúda compromissos pela integração latino-americana

Morales assegurou que, mesmo sendo possível uma restauração dos embaixadores entre os dois países (a Bolívia expulsou o representante dos EUA em 2008), as relações entre Washington e La Paz estarão baseadas na desconfiança.

"Há uma visão sobre os Estados Unidos, de soberba, de submissão, de uso geopolítico da região com fins monopólicos. Isto nunca vai mudar. Podemos restabelecer embaixadores, de formalidade, mas não vai ser de confiança", assegurou o mandatário.

Morales expressou que no início confiava no presidente Barack Obama ter vindo de um setor discriminado, mas depois se desfez essa esperança de uma melhora na nação nortista.

"Eu tinha muita confiança em Obama, que vem de um setor discriminado. Não posso entender que esse discriminado discrimine um discriminado", comentou.

Bolívia e Estados Unidos mantêm suas relações diplomáticas ao mínimo nível desde 2008, quando Morales expulsou o então embaixador Philip Goldberg e a Agência Antidrogas (DEA) desse país.

Fonte: Prensa Latina