DF e Goiás debatem destinação de lixo
A quarta reunião preparatória para a 4ª Conferência Distrital de Meio Ambiente, que este ano debate o tema resíduos sólidos, acontece hoje durante a Conferência Municipal de Luziânia e reunirá representantes de outras quatro cidades das 8h30 às 18h, no Centro de Convenções do município.
Publicado 07/08/2013 09:28 | Editado 04/03/2020 16:39
"O encontro de hoje propõe uma discussão mais enriquecida, já que se trata do eixo mais povoado e, portanto, onde mais se produz lixo", adiantou o subsecretário de Políticas de Resíduos Sólidos da Secretaria do Meio Ambiente do DF, Paulo Celso.
Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, Novo Gama e Cristalina participarão da reunião e até a realização da Conferência Distrital, prevista para 11, 12 e 13 de setembro, serão sete encontros entre o DF e os 20 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE).
"Os problemas das regiões são os mesmos: destinação adequada para o lixo, inclusão de catadores no processo, e coleta seletiva. Enfrentamos os mesmos dilemas e estaremos juntos na Conferência Nacional", destacou o secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão.
Ainda de acordo com Brandão, a discussão reúne eixos importantes também para o DF e para a proposta de políticas públicas.
O encontro nacional será de 24 a 27 de outubro, em Brasília.
As conferências têm como foco a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos nos âmbitos local e regional, com destaque para quatro tópicos: a produção e consumo sustentáveis; redução de impactos ambientais; geração de empregos e renda; e educação ambiental.
POLÍTICAS
Entre as principais ações do plano para o DF estão o fim das atividades do lixão da Estrutural e a abertura do Aterro Sanitário Oeste, localizado entre Ceilândia e Samambaia.
A implantação da coleta seletiva em todo o DF e a construção de 12 centrais de triagem de materiais recicláveis para abrigar o trabalho das cooperativas de catadores também estão previstas nas melhorias para o setor.