IFCE: Editais de pesquisa aprovam 216 projetos

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) divulgou os resultados finais dos editais de iniciação científica do IFCE. Ao todo, 216 projetos submetidos por docentes foram aprovados, o que resultará na seleção de mais de 250 estudantes da instituição como bolsistas.

Somente no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), 152 professores, de 15 campi diferentes, foram contemplados. Os projetos aprovados se dividem em 35 áreas distintas do conhecimento e beneficiarão 193 alunos com bolsas financiadas pelo IFCE, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Já a seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC Jr) resultou na aprovação de 29 docentes, em um total de 58 bolsas a serem concedidas a estudantes de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no IFCE. As pesquisas, financiadas pelo próprio Instituto, abrangem 15 áreas de conhecimento e serão desenvolvidas em 12 campi.

Por fim, 35 projetos foram aprovados em cadastro de reserva para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do IFCE e do CNPq. As pesquisas serão realizadas em 11 campi e 13 áreas de conhecimento diferentes. A quantidade de bolsas a serem distribuídas ainda será informada pelo CNPq.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFCE, Auzuir Ripardo de Alexandria, a grande quantidade de projetos selecionados, ao mesmo tempo em que beneficia docentes e alunos de quase todos os campi, “mostra a expansão e a maturidade da pesquisa no Instituto”. “Ficamos felizes e agradecemos a confiança e a participação da comunidade, assim como o trabalho de todos os avaliadores”, destaca. Os orientadores têm até esta quarta-feira (07/08), para entregar a documentação dos bolsistas na PRPI.

Fonte: IFCE