IFCE: Docente desenvolve Célula de Resíduo Sólido

O professor Gemmelle Oliveira Santos acaba de desenvolver a primeira célula experimental de resíduos sólidos urbanos do Estado do Ceará. O protótipo, que contém 440 toneladas de resíduos, é fruto da sua tese de doutorado, apresentada e aprovada no último dia 20 de dezembro, no departamento de Engenharia Civil da UFC.

Na condição de docente mais jovem a se tornar doutor no IFCE, Gemmelle Santos estudou o comportamento de cinco diferentes tipos de gramíneas na superfície da célula experimental, visando ao sequestro das emissões de metano e dióxido de carbono para a atmosfera. As estimativas das emissões de gases foram realizadas por meio de ensaios com placa de fluxo estático na cobertura convencional (branco) e nas coberturas cultivadas, durante um ano e meio.

Bastante satisfeito com a conclusão do trabalho, o docente explica os principais resultados obtidos com a pesquisa. "Um dos cultivos realizados sobre a célula experimental foi capaz de reter até 40% das emissões gasosas, mostrando ser viável reduzir a emissão descontrolada, bem como exercer controle sobre a fonte de aquecimento global e do efeito estufa”.

Gemmelle Santos, ex-aluno do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFCE, é professor das disciplinas de resíduos sólidos do departamento de Química e Meio Ambiente do campus de Fortaleza, desde 2009, e integrante do grupo de pesquisa em saneamento ambiental.

Fonte: IFCE

Leia também:
Estudantes cearenses destacam-se em projeto da NASA