Luciano debate a construção de agenda metropolitana

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PCdoB) participa na próxima segunda-feira (12), como palestrante, do Seminário do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal – A Agenda Metropolitana.

O evento acontece entre 12 e 14 de agosto e é promovido pelo Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal em parceria com o Observatório das Metrópoles. Luciano vai falar sobre Construir uma Agenda Metropolitana.

Segundo os organizadores, o encontro reunirá cidadãos, técnicos, estudantes e gestores oriundos das 11 cidades que compõem a capital do Rio Grande do Norte, “para debater os desafios da formação de uma agenda metropolitana que busque aprimorar o planejamento da gestão urbana na Região Metropolitana de Natal (RMN)”.

Na avaliação de Luciano, o seminário servirá para a troca de experiências, ideias e soluções entre os diversos municípios que compõem a Metrópole de Natal. “Estamos em busca de uma questão inadiável: como responder ao trato comum dos governos que convivem com problemas estruturais comuns às nossas cidades. Nossa expectativa é produzir uma discussão útil, contemporânea e concreta de soluções para a RMN e formas de colocá-las em prática”, afirmou.

Além do vice-prefeito do Recife, o seminário contará com a presença da deputada federal Fátima Bezerra (PT), bem como de representantes dos poderes executivo e legislativo, gestores estaduais e municipais, associações, pesquisadores, estudantes e especialistas acadêmicos, além de organizações da sociedade civil interessadas nas questões urbanas.

Ainda de acordo com os organizadores, “a busca de uma agenda específica para lidar com a gestão das regiões metropolitanas constitui hoje um desafio, com maior ou menor intensidade, para as cidades com diversos graus de desenvolvimento. O crescimento e a complexidade das aglomerações urbanas metropolitanas tem tornado cada vez mais necessário integrar regionalmente o planejamento urbano, a provisão de serviços públicos e a promoção do desenvolvimento territorial, de forma a lidar com o aprofundamento de problemas de exclusão social, degradação do meio ambiente e mobilidade urbana”.

O vereador George Câmara (PCdoB), presidente do Parlamento Comum da RMN, considera de fundamental importância a promoção de debates que contemplem uma análise sobre o espaço urbano da RMN. “Nossa intenção é discutir não só com os gestores, mas também com os representantes dos movimentos sociais. Ouvir as pessoas para nos ajudar a compreender quais problemas passa muitas vezes despercebido pelo poder público local. Dessa forma podemos construir uma agenda metropolitana conjunta, onde o principal beneficiado é a população”, disse.

Fonte: Site do PCdoB do Recife, com informações do Parlamento Comum da RMN