Ministro chinês esclarece divergências comerciais com Europa

O Ministério do Comércio da China realizou na quarta-feira (7) uma entrevista coletiva, na qual falou sobre as questões comerciais mais discutidas recentemente.

O desacordo na área dos produtos fotovoltaicos foi a maior disputa na história do comércio sino-europeu. No dia 6 deste mês, o "compromisso de preço", assinado pelas duas partes, entrou oficialmente em vigor. Conforme o acordo, a China se compromete a exportar seus produtos fotovoltaicos a preços inferiores a um limite definido.

Em troca, a União Europeia não adotará medidas antidumping contra o produto chinês. O porta-voz do Ministério do Comércio da China, Shen Danyang, disse que esse acordo corresponde aos interesses fundamentais da China e Europa.

"Atualmente, a Associação de Importação e Exportação de Produtos Eletromecânicos da China e as empresas relacionadas estão estudando medidas detalhadas para pôr em prática o acordo."

Segundo alguns veículos de imprensa, depois de resolver a disputa comercial dos produtos fotovoltaicos, a China vai suspender as investigações anti-dumping e anti-subsídio aos produtos europeus. Em relação a essa questão, Shen Danyang deu uma resposta.

"As investigações anti-dumping e anti-subsídio contra os vinhos e polisilícios de grau solar da Europa ainda estão em processo. Mas estamos dispostos a buscar uma melhor solução para a questão através dos diálogos e cooperações entre as indústrias relacionadas das duas partes."

Na entrevista, Shen Danyang reiterou também a posição chinesa sobre o escândalo de corrupção da gigante farmacêutica Glaxo SmithKline e negou que as grandes empresas farmacêuticas se tornaram alvos de investigação.

"A investigação da Glaxo mostra a determinação do governo chinês em criar um ambiente ainda mais justo e aperfeiçoado aos investidores estrangeiros. Esperamos que a questão seja tratada com uma visão mais objetiva e positiva. Acreditamos que punir as empresas que violam a lei ajuda a aumentar a confiança dos investidores estrangeiros no mercado chinês, e não o contrário."

A segunda rodada de negociação sobre a zona franca de comércio entre China, Japão e Coreia do Sul, realizada recentemente em Shanghai, também foi assunto importante dessa entrevista coletiva. Segundo Shen Danyang, apesar das divergências, as partes envolvidas concordaram em realizar a terceira rodada de negociação no final deste ano no Japão para discutir os detalhes.

A China deseja que as três partes mostrem sua sinceridade e honestidade a fim de alcançar um resultado bom para todos.

Fonte: Rádio Internacional da China