Diário do Povo: China e Europa devem controlar atritos comerciais

Foi realizado recentemente em Bruxelas o 4º Diálogo Econômico e Comercial de Alto Nível China-Europa. O jornal chinês Diário do Povo publicou um artigo nesta terça-feira (29) dizendo que os dois lados prometeram durante o evento que vão persistir na reforma de mercado, usar prudentemente as medidas de resgate comercial, controlar os atritos comerciais e intensificar a coordenação multilateral na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Somente se o consenso for transferido às ações pragmáticas, será elevada a capacidade de combater os riscos na cooperação econômica e comercial sino-europeia.

Segundo o artigo, o volume comercial de transações diárias atingiu US$ 1,5 bilhão. Devido às diferentes situações de cada local, tradições culturais e sistemas políticos, é difícil evitar as divergências e fricções. É prioritário uma solução adequada com o espírito cooperativo.

artigo destaca que as disputas comerciais de produtos fotovoltaicos levaram os contatos comerciais sino-europeus a níveis mais complicados e sensíveis. É importante que ambas as partes tenham finalmente chegado a um acordo sobre as promessas de preço.

"Somente se a China e a Europa reforçarem a cooperação e se esforçarem para a mesma direção, poderão vencer qualquer obstáculo", diz.

O artigo ressalta que a cooperação é a direção das relações bilaterais sino-europeias. Os dois lados devem reduzir os obstáculos e acelerar os passos de cooperação.

A China continuará dedicando atenção às relações com a União Europeia, persistindo no processo de integração do bloco e promovendo o desenvolvimento das relações de parceria estratégica plena.

Fonte: Rádio Internacional da China