Bolívia sediará conferência sobre luta anticorrupção da Celac

A cidade boliviana de Cochabamba será sede em novembro da conferência da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) sobre luta contra a corrupção, como afirmou nesta terça-feira (13) a ministra de Transparência, Nardi Suxo.

Segundo comunicou Suxo em coletiva de imprensa, a reunião, prevista para 8 de novembro, contará com a participação de representantes de 33 países, os quais se comprometem com uma luta frontal contra a corrupção.

Suxo afirmou também que o diálogo servirá para que os participantes assumam a tarefa de criar mecanismos de medida da corrupção, para o que o trabalho desenvolvido pela Bolívia possa servir de exemplo.

Para a ministra, os exemplos implementados pela Bolívia na prestação pública de contas, as declarações juramentadas e as unidades de transparência institucional podem ser levadas em conta.

Ao mesmo tempo, disse que dentro de uma semana, no dia 19 de agosto, começará a chamada Caravana pela transparência, que sairá de La Paz e passará por vários municípios de Oruro, Cochabamba, Santa Cruz e Chuquisaca com a intenção de trabalhar na prevenção com a ajuda de crianças e jovens.

Tanto na reunião com sede em Cochabamba, como na caravana, será informado sobre os avanços no combate anticorrupção desde 2007.

Desde então, foram emitidas quase 80 sentenças, recuperados 120 milhões de dólares e abertas unidades de transparência nas estruturas do governo central, dos departamentais e dos municipais, reiterou Suxo.

Suxo recordou que "o único governo que ainda não conta com uma unidade de transparência, e esperamos que logo aconteça, é o Governo de Santa Cruz".

Fonte: Prensa Latina