Petrobras lança seleção pública para documentários sobre esporte

A Petrobras lança nesta terça-feira (13), às 20h, na Fundação Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a terceira edição da seleção pública do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro, que integra o programa Petrobras Esporte & Cidadania.

A solenidade terá a participação da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e do gerente executivo da Comunicação Institucional da Petrobras, Wilson Santarosa. De acordo com nota divulgada nesta segunda-feira (12) pela empresa, serão apresentados os documentários selecionados na última edição, em 2012, que podem ser vistos no canal ESPN Brasil, a partir do dia 11 de agosto, e em mostra na Cinemateca Brasileira, ainda este mês e em setembro.

A seleção pública é aberta a qualquer produtora de vídeo do Brasil inscrita na Agência Nacional do Cinema (Ancine) e vai contemplar nove documentários, de 26 minutos de duração, com R$ 230 mil cada um. Segundo a Petrobras, serão no total mais de R$ 2 milhões em recursos com o objetivo de contribuir para a formação de uma memória audiovisual da história do Brasil nas Olimpíadas.

O projeto, idealizado pelo Instituto de Políticas Relacionais (IPR) e patrocinado pela Petrobras, tem apoio da ESPN Brasil, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da Cinemateca Brasileira. Desde a primeira edição, em 2011, foram produzidos 20 filmes, sendo 18 curtas (26 minutos) e dois médias (52 minutos), dirigidos por nomes como Cacá Diegues, Silvio Tendler e Laís Bodansky, entre outros.

As inscrições devem ser feitas a partir desta terça (13) e até 14 de novembro pelo site http://memoriadoesporte.org.br/. Serão duas etapas de seleção. A primeira vai analisar as propostas conforme sua relevância e aderência ao edital. Na segunda fase, os classificados concorrerão entre si em uma defesa oral, feita para uma banca de profissionais que definirá os nove finalistas.

Fonte: Agência Brasil