Festival Gastronômico de Taquaruçú tem avaliação positiva

Durante as três noites da 7ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social (Sedes), através da Diretoria de Proteção Especial fez uma avaliação positiva sobre a atuação da Rede de Proteção no evento.

Milhares de pessoas estiveram presentes em Taquaruçu e centenas de pessoas passaram pelo estande em busca de informações.

A população de Taquaruçu recebeu panfletos informativos e orientações sobre os cuidados e responsabilidade que a família ou responsável precisam ter com as crianças e os adolescentes em megaeventos, como no caso do festival gastronômico, que nesta 7ª edição, lotou o distrito, além de atrair muitos turistas chegando a paralisar a TO-030 por causa do grande fluxo de carros.

O prefeito Carlos Amastha, acompanhado pela primeira dama Glô, visitou o estande da rede de proteção social de garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes e defendeu a importância de se criar espaços de diálogo e mobilização social para trabalho de prevenção e conscientização da população. “A falta de informação é um dos maiores entraves para a luta do sistema de garantias dos direitos das crianças e adolescentes. A Sedes por meio da rede de proteção realizou muitas mudanças e alcançou resultados positivos, pautados na ética e no respeito, visando à prevenção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes”, enfatizou a primeira dama, Glô Amastha.

Segundo a secretária do Desenvolvimento Social, Maria Luiza Felizola Leão Gomes, a rede de proteção surge nesses eventos com o propósito em atender e fortalecer os vínculos familiares, prevenir o abandono, combater estigmas e preconceitos para assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar. “Foram muitas as ações voltadas para a prevenção e conscientização da comunidade, sobre as garantias dos direitos das crianças e adolescentes que vivem em situação de negligência, que provocam danos e agravos físicos e emocionais”, destacou.

A dona de casa Nilvana Lopes, 32 anos, moradora de Taquaruçu esteve no estande em busca de informações e relatou, em todos esses anos, nunca ter visto um evento destes. “Há 22 anos moro em Taquaruçu. Já participei de todos festivais gastronômicos e confesso, esta é a primeira vez que presenciei um evento como este de alto nível e bom gosto, e com essa preocupação e cuidado com nossos filhos. Estamos orgulhosos pela valorização que o prefeito prestou a nossa cidade”, disse.

Rede de proteção

A rede de proteção é uma ação integrada entre instituições, para atender crianças e adolescentes em situação de risco pessoal: sob ameaça e violação de direitos por abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua, de trabalho infantil e outras formas de submissão que provocam danos e agravos físicos e emocionais.

Avaliação

A diretora de Proteção Especial, Telma Correia de Oliveira, destacou que as equipes técnicas dos programas das Sedes fizeram uma avaliação positiva e concluíram que a busca por informações sobre os serviços prestados pela Rede de Proteção tem aumentado bastante em decorrência desse tipo de divulgação, atingindo um público alvo em eventos com grandes multidões.

Apoio

A Sedes em apoio a Defensoria Pública, pela reinserção social e transformação da realidade prisional esteve também expondo peças do Bazar Três Pontos, como: pinturas a óleo, tapetes, toalhas, almofadas, entre outros, confeccionadas pela Unidade Prisional Feminina de Palmas. (Inês Theodoro – Portal Palmas)