UJS da Bahia inicia grupo de estudo sobre o marxismo

Com o objetivo de tornar o estudo uma tarefa cotidiana, a União da Juventude Socialista (UJS) no estado da Bahia realizou no sábado (17) a primeira reunião de seu grupo de estudo, formado por membros da executiva estadual e dos coletivos universitário e secundarista da entidade.

O objeto de estudo escolhido foi o dossiê “Povo Uno – a formação do povo brasileiro”, que faz parte de um conjunto de dossiês elaborados pelo Departamento de Quadros João Amazonas e reúne uma coletânea de artigos de diversos autores que buscam interpretar o processo de formação da nação e do nosso povo sob a ótica marxista.

O encontro contou com a presença de Ricardo Moreno, doutorando pela UFF e professor da UNEB e da Escola de Formação Loreta Valadares, que fez uma introdução sobre o tema do dossiê e contribuiu com a discussão do documento “500 anos de luta – na construção de um povo, uma cultura e uma nação novos”, que pautou a primeira reunião do grupo.

As reuniões acontecerão uma vez por mês e a próxima – agendada para o dia 21 de setembro – discutirá os textos “A Nação”, de J. Stálin, e “Conceito de Povo”, de Nelson Werneck Sodré. Os membros do grupo também terão que produzir, a cada encontro, um texto sobre o assunto discutido e, ao final da discussão do dossiê, um artigo deverá ser entregue por cada militante.

Além do grupo de estudo, outras iniciativas estão sendo promovidas pela UJS na área da formação política, como o recém lançado blog “Socialismo e Juventude” e a rede estadual de formação, que pretende reunir a direção estadual, presidentes e diretores municipais de formação para difundir com mais rapidez as iniciativas dessa área.

Fonte: UJS Bahia