Mais de 66% dos maranhenses acham que o MA está na direção errada

 

Futuro
Para 66,69% dos maranhenses, o Maranhão está na direção errada, aponta a pesquisa Amostragem / Jornal Pequeno. A avaliação feita em 40 municípios do estado mostra que a maior parte da população acredita que a vida no estado está na direção errada, enquanto 19,38% dizem que o estado está na direção certa.

Na pesquisa realizada entre os dias 9 e 11 de agosto, o instituto avaliou a percepção dos maranhenses sobre a vida no estado. 66,69% dos entrevistados responderam que o Maranhão está na direção errada, contra 19,38% que acreditam que o estado está no caminho certo. 13,92% não sabem ou não responderam.

Dados sobre o futuro político do Maranhão também foram avaliados na pesquisa. Para 81,15% da população maranhense, o estado precisa de mudança e renovação na política; e apenas 14,38% acham que a melhor opção para o Maranhão é a continuidade do grupo Sarney no comando do estado. 4,46% não sabem ou preferiram não responder a este quesito.

Os números fazem parte do levantamento do cenário eleitoral feito pelo Instituto Amostragem em parceria com o Jornal Pequeno, avaliando o desempenho eleitoral dos principais pré-candidatos ao Governo do Estado e ao Senado Federal, assim como a avaliação dos governos estadual e federal.

Série divulgada pelo Jornal Pequeno desde o último domingo (18) mostra o fortalecimento do grupo político de oposição ao grupo Sarney e que tem caído o desempenho dos candidatos ligados ao governo do estado. Números mostram ainda crescimento acentuado da desaprovação do governo Roseana Sarney, que chega a 60,38%, contra 35,31% de aprovação.

A desaprovação se reflete no baixo desempenho nas intenções de voto de Roseana Sarney e Gastão Vieira (ambos pré-candidatos do grupo Sarney ao Senado em 2014). Dois dos pré-candidatos ao Senado ligados à oposição ultrapassaram Roseana e Gastão na pesquisa.

Contra Roseana Sarney, Roberto Rocha teria 43,69% contra 35,38% da oponente; já José Reinaldo Tavares chegaria a 38,15% contra 36,23% de Roseana. No cenário em que o pré-candidato do grupo Sarney é o ministro do Turismo, Gastão Vieira, Roberto Rocha venceria de 38,77% a 23,77%; e José Reinaldo teria 32,38% contra 26,54% de Gastão.

Governo do estado

A pesquisa também que o pré-candidato da oposição na disputa pelo governo do estado também venceria as eleições. Flávio Dino (PCdoB), presidente da Embratur, tem vantagem em todos os cenários e venceria as eleições em primeiro turno.

Na disputa contra os pré-candidatos apoiados pelo grupo Sarney, Flávio Dino tem ampla vantagem. Contra Luís Fernando Silva (PMDB), o presidente da Embratur tem 60,92% contra 19,23% do peemedebista. 8,23% votariam em branco ou nulo e 11,62% não sabem/não responderam. A diferença entre os percentuais dos dois candidatos pé de 41,69 pontos.

Já quando o segundo turno acontece numa disputa entre Flávio Dino e Edson Lobão, a diferença é de 36 pontos. Flávio Dino teria 60,69% dos votos, caso as eleições fossem hoje, e o ministro de Minas e Energia, 24,69%. Brancos e nulos, 7,31% e não sabe ou não opina, 7,31%.

O Instituto Amostragem entrevistou 1.300 pessoas em 40 municípios maranhenses entre os dias 9 e 11 de agosto. A amostra tem margem de erro de 2,66% para mais ou para menos.

Fonte: Jornal Pequeno